O projeto BibliotecarIA, idealizado pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, Arthur Bronzeli Moreira Lopes, Eduardo Arruda da Silva e Nicholas Gustavson Ablas Rodrigues, sob orientação dos professores Alexandre Donizete Marquioreto e Luis Octávio Rogens de Melo Alves, conquistou o 1º lugar na Feira Científica de Ciências, Tecnologia e Inovação (EXPOCETI), realizada em Pernambuco.
O “BibliotecarIA: Integração da inteligência artificial na automatização de bibliotecas e gestão de acervos por meio da robótica” tem como objetivo unir a inteligência artificial e a robótica para automatizar bibliotecas escolares, facilitando a organização, o acesso e a gestão de acervos.
Esse tipo de atividade é incentivado constantemente pelo CPM, disponibilizando espaços, ferramentas, equipamentos, professores e equipe gestora para o desenvolvimento dos trabalhos, levando os alunos a contribuírem na busca de soluções reais para a melhoria da vida de pessoas ou do planeta.
“Os trabalhos acadêmicos ganham significado e importância e, dessa forma, a busca pelo conhecimento ganha sentido e força para busca de soluções”, pontuou o professor Alexandre Donizete Marquioreto.
Além da EXPOCETI, os mackenzistas também participaram da EXPOMACK – feira interna do CPM, que promove o protagonismo juvenil, a oralidade e o pensamento crítico – e da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), que conecta os alunos ao ambiente acadêmico.
A partir dessa conquista, o grupo foi selecionado para representar o Brasil na Genius Olympiad 2026, realizada no Rochester Institute of Technology (RIT), em Nova York. “Participar de uma feira internacional como essa, mostra o alcance de uma excelência estudantil, já que a Genius Olympiad é a contemplação da produção acadêmica dos melhores projetos nacionais, de diferentes países”, explicou Marquioreto.








