Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Princípios de Cirurgia.

Responsável pela organização didático-científica do Programa, orientando e supervisionando as atividades acadêmicas e de docência.
 

 

Prof. Dr. Osvaldo Malafaia

É Professor Emérito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Comendador pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Professor Titular de Cirurgia (aposentado) da UFPR, Professor Titular de Cirurgia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa da FEMPAR, e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Princípios da Cirurgia – Mestrado e doutorado - da FEMPAR. Foi Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e Presidente do International College of Surgeons - ICS (USA). Possui graduação em Medicina pela UFPR (1968), o grau acadêmico de Doutor em Anatomia Médica (1976) e o grau acadêmico de Livre-Docente pela mesma universidade. Criou o Programa de Pós-Graduação de Clínica Cirúrgica da UFPR em mestrado e doutorado e foi seu coordenador por 17 anos. Possui títulos de especialista nas seguintes áreas: Cirurgia Geral, Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo, com qualificação na área de atuação em Videolaparoscopia. Atualmente é Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Tem experiência assistencial em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças esofágicas e da junção esofagogástrica, doenças gástricas, colônicas, biliopancreáticas, hérnias e informática médica.

Dentro de sua produção intelectual principal destacam-se 316 artigos impressos em periódicos indexados, seis livros publicados, 76 capítulos de livros, 102 publicações em anais de congresso, 960 apresentações de trabalhos em diversos congressos e eventos médicos (conferências, mesas redondas, simpósios, seminários).

Como parte de sua atividade acadêmica, orientou 121 teses de mestrado e 65 de doutorado, participou em 84 bancas examinadoras (mestrado e doutorado, livre-docência e professor titular em universidades federais ou estaduais). Teve e tem relevante atividade na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) tendo alcançado distinguido cargo de Representante da Área de Medicina III. Atualmente desempenha papel de consultor dessa agência e também prestou e presta consultoria para o Scielo (Scientific Eletronic Libary Online) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Como cargo máximo na administração acadêmica universitária em instituição federal, exerceu o cargo de Diretor e Vice-Diretor (1989/1991) do setor de Ciências da Saúde da UFPR - responsável pelos cursos de graduação em medicina, enfermagem, farmácia, nutrição e várias pós-graduações stricto e lato sensu - de um dos maiores setores da UFPR. Em sua atividade associativa, já esteve na presidência de importantes associações nacionais e internacionais, citadas acima. Ao longo de sua vida científica desempenhou e desempenha atividades em cargos relevantes nas associações de sua área e organizou 50 congressos e/ou eventos múltiplos, tendo sido o maior evento que presidiu a IV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo em Foz do Iguaçu (4000 participantes).

Atua também no conselho editorial das seguintes revistas científicas: Arquivos de Gastroenterologia (Medline/Scielo), Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Scielo/Medline), Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva - ABCD (Scielo/Medline/PubMed Central) e Einstein (Scielo/Medline). No ABCD atua como Editor-Chefe da revista.

Endereço CV: http://lattes.cnpq.br/0300957415364593