FPMB incentiva a prática com ferramentas modernas com foco em facilitar as decisões judiciais

10.07.202313h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FPMB incentiva a prática com ferramentas modernas com foco em facilitar as decisões judiciais

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) tem o compromisso, desde o primeiro ano, com a parte prática do aluno em ser inserido em diversas situações do cotidiano. Dessa forma, foram convidadas as servidoras do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Mariana Bicalho Machado, coordenadora titular, e Adelyse Morais Lope, coordenadora substituta, para falar das novas ferramentas e apresentar o programa TJDFT + simples para os estudantes do curso de Direito. 

Elas são responsáveis pelo Laboratório de Inovação Aurora e mostraram como funcionam dois sistemas que estão sendo utilizados in loco nos tribunais: o visual law e o Plein Language (a linguagem simples). Ambas as ferramentas estão mudando o acesso a informações dos processos para o cidadão, inclusive, quem possui dificuldade com as ferramentas jurídicas. 

A expressão visual law se refere a uma estratégia no campo do direito que utiliza elementos visuais para transmitir informações legais de maneira clara e compreensível. O propósito é transformar o texto legal complexo em representações gráficas, tais como infográficos, diagramas, fluxogramas e ilustrações, com o intuito de tornar o conteúdo jurídico mais acessível e fácil de entender. O Plein Language é fazer o “juridiquês” – os termos técnicos jurídicos – serem apresentados de uma forma mais fácil para a compreensão do público em geral. 

A importância é demonstrar para quem pensa em ingressar na Faculdade. Por isso, FPMB, desde o primeiro ano, elabora a parte prática jurídica e para o aluno poder participar e se preparar para situações diversas. Segundo o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Evandro Soares, o laboratório de inovação mostra que estão sendo empregados elementos do visual law e o Plein language dentro do próprio tribunal. “Esse sistema facilita a comunicação entre o tribunal e quem solicita ações perante o tribunal. Para o docente, isso mostra que o tribunal está fazendo uma linguagem simples e objetiva para todos entenderem o que acontece no processo”, declarou. 

 

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. É uma das mantidas do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília).

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa
Bruno Saviotti
bruno.saviotti@viveiros.com.br
(61) 98598 6889

Mateus Lincoln
mateus@viveiros.com.br
(61) 9 9524-6236