Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional realiza evento especial para celebração do Dia Internacional da Atividade Física

Equipe reunirá estudantes em aulão online para lembrar importância da atividade física segura durante o período de isolamento e distanciamento social, instituído para o enfrentamento ao coronavírus

07.04.202115h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional realiza evento especial para celebração do Dia Internacional da Atividade Física

A Coordenação de Esportes (Macksports) do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional (CPMB) celebrará o Dia Internacional da Atividade Física, nesta terça-feira, 6 de abril, com dois eventos especiais transmitidos no canal oficial da instituição no Youtube. Os professores reunirão os estudantes virtualmente, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos no contexto de pandemia do coronavírus, para a realização de movimentos que poderão ser acompanhados e repetidos em casa. A ideia é, principalmente, conscientizar os estudantes e as respectivas famílias acerca da importância da atividade física, principalmente na atual conjuntura. 

 

“É um momento difícil e precisamos lembrar sobre o quão fundamental é este cuidado com a saúde. Para o corpo e para a mente. No CPMB, priorizamos o esporte como ferramenta para a formação de cidadãos e para a manutenção ou para a busca do bem estar. Neste momento de pandemia, trabalhamos com os professores em estratégias que abordem as atividades físicas no conjunto de ações de enfrentamento aos impactos promovidos pelas crises do coronavírus. Movimentar o corpo é muito útil ao combate à ansiedade e a outros males provocados pelo confinamento, por exemplo”, explicou o professor Adaílton Sant’Anna, coordenador de Esportes do Colégio.

 

A equipe de Educação Física estará conectada com os alunos em dois horários, pela manhã e pela tarde, orientando os espectadores em sequências voltadas à ativação do corpo e à melhoria do condicionamento físico. Os vídeos ficarão disponíveis para que os participantes possam reproduzir as atividades posteriormente. Vale destacar que este evento é apenas uma das iniciativas da Coordenação, que tem dado prosseguimento à preparação de atletas, às aulas de Educação Física e a outros programas de incentivo aos esportes. Os cronogramas seguem um planejamento rigoroso para a proteção de todos os estudantes, familiares, professores e demais colaboradores.

 

Dia Internacional da Atividade Física

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer. O termo atividade física não deve ser confundido com exercício, que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde.

 

Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de terem uma vida mais ativa, entre eles: meninas, mulheres, pessoas idosas, com menos recursos financeiros, com deficiências e doenças crônicas, populações marginalizadas e povos indígenas.  A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.  

 

Com o objetivo primordial de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudávela OMS lançouem 2018, um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período até 2030. O documento mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% e recomenda um conjunto de 20 áreas políticas, que combinadas, têm o objetivo de criar sociedades mais ativas por meio da melhoria dos ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades, e habilidades para praticarem mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos. O plano também pede apoio ao treinamento de profissionais de saúde e outros profissionais, sistemas de dados mais sólidos, bem como o uso de tecnologias digitais.  

 

O documento pode ser acessado neste link.

 

Níveis regulares e adequados de atividade física:

 

- melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;

- aumentam a saúde óssea e funcional;

- reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;

- reduzem o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais; e

- são fundamentais para o balanço energético e controle de peso.

 

Texto produzido com informações do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde

 

---

 

Mackenzie Brasília
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

--

Assessoria de Comunicação

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521-9398 | (61) 98623-2599