Professores Jeff King (UCO), Eduardo Hruschka (USP) e Juliana Abrusio (UPM) palestram no último dia do VII Fórum AT

Evento formativo foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de julho

17.08.202314h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Professores Jeff King (UCO), Eduardo Hruschka (USP) e Juliana Abrusio (UPM) palestram no último dia do VII Fórum AT

No último dia do VII Fórum de Aprendizagem Transformadora, a programação matutina contou com palestrantes nacionais, além do retorno do Prof. Dr. Jeff King ao Fórum. Com condução feita pela Profa. Janette Brunstein, Pró-Reitora de Graduação, as apresentações foram iniciadas por Eduardo Hruschka, consultor de Ciência de Dados e professor de Engenharia de Computação na USP. Em sua exposição, explorou conceitos importantes, funcionamento e aplicações dos Grandes Modelos de Linguagem (Large Languages Models, ou LLM), contemplando também alguns modelos que não são LLM, mas cujo uso é cotidiano, como a tradução automática, as ferramentas de busca e os programas que fazem reconhecimento e transcrição de áudio.

Hruschka focou no ChatGPT, lançado em novembro de 2022, exemplo de Inteligência Artificial Generativa. De maneira bastante didática, discutiu a sigla (Generative Pretrained Transformer) e a complexidade de sua rede neural em Deep Learning for Natural Language Processing (NLP). Ainda, apresentou as recentes conclusões feitas em relatório técnico sobre o GPT-4 pela empresa desenvolvedora da ferramenta, a OpenAI, cujo site fornece acesso ao documento para leitura em inglês. A partir desses dados, o professor levantou pontos de risco, como a geração e o compartilhamento de informações falsas, a não garantia de privacidade nos dados coletados e a qualidade duvidosa dos textos “aprendidos” pelos modelos. Por outro lado, as aplicações positivas são diversas para o meio corporativo e compreendem desde a criação de conteúdo para as mídias sociais, até a análise de sentimento nas comunicações com clientes.

Enquanto segundo palestrante do dia, Jeff King, professor na University of Central Oklahoma (UCO), refletiu sobre a importância da Aprendizagem Transformadora (AT) para professores e estudantes em uma sociedade artificialmente inteligente. Introduzindo suas ideias, King abordou a cada vez mais perceptível baixa capacidade para prestar atenção, em especial dos jovens e das crianças. Igualmente, chamou atenção para as relações inter-humanas conflituosas em um contexto que presume a conexão ininterrupta e o contato com o Outro.

Como forma de contornar tal problemática, o professor defendeu o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, as chamadas soft skills, tão caras à AT, e que (ainda) não são emuladas pela Inteligência Artificial. Por isso, elencou como necessários o exercício do bom senso e da empatia, a capacidade para definir metas, e a autorreflexão crítica. “Conhecer a si mesmo é o começo de toda a sabedoria”, apontou, citando Sócrates, a diferença frente à inteligência cognitiva. “Sabedoria é algo que os seres humanos precisam desenvolver para atingir o sucesso na era da Inteligência Artificial”, alertou. Por isso, King expressou aos professores a indispensabilidade de se considerar as tecnologias, desde a calculadora até os chatbots, para o aprendizado, preparando os alunos para o uso consciente e crítico dessas ferramentas na vida pessoal e profissional.

A seguir, a Profa. Juliana Abrusio, do Programa Scrito Sensu em Direito Político e Econômico da UPM, apresentou as questões éticas e regulatórias da Inteligência Artificial, pensando a relação dos humanos frente às máquinas: “Cabe ao Estado garantir, por direitos individuais e fundamentais, esse [...] empoderamento, retirando opacidade de sistemas para conferir ao indivíduo esse protagonismo”. Em sua fala, explorou os desafios legislativos que envolvem a aplicação da IA, comoas fake news, a garantia da proteção de dados e da segurança da informação, dentre outras.

Considerando os impactos negativos do uso indiscriminado da IA, Abrusio citou o reforço de preconceitos e a ameaça à democracia, graças às fake news e aos vídeos e imagens com deep fake. Em diálogo com as preocupações no setor educacional, também apontou a perigosa transferência de responsabilidade do pensar para as ferramentas de IA, o que prejudica a relação ensino-aprendizagem. A partir disso, explorou possíveis soluções que não ignoram tais ferramentas, mas pensam na qualidade do aprendizado.

É possível acessar o conteúdo das palestras na íntegra por meio da conta no YouTube do Núcleo de Produção Desenvolvimento Acadêmico: https://www.youtube.com/watch?v=Q4bcNpmLEbw.