Alunos ganhadores do Hackathon Proteção de Dados/Legal Design (FDir) participam do EDUCast

O grupo comentou o autodesenvolvimento nas competências empreendedoras e comunicativas

11.10.202314h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Alunos ganhadores do Hackathon Proteção de Dados/Legal Design (FDir) participam do EDUCast

As Profas. Lara Rocha Garcia Gonçalves e Júlia Gebara Gomes, ambas do Núcleo de Educação Empreendedora (NEE), mediaram o episódio do EDUCast feito junto a um dos grupos Top 10 do Hackathon de Proteção de Dados e Legal Design. O projeto, realizado neste 2º semestre e de curta duração, teve como objetivo a transformação da Política de Privacidade da empresa proponente, a Endered, em documentos de leitura descomplicada e visual atrativo. Atuaram como mentores também a Profa. Mariana Moreno de Gusmão Cunha e os Profs. Victor Cabral Fonseca e Ricardo de Abreu Barbosa. Dentre os dez grupos finalistas, os três primeiros colocados foram reconhecidos durante a Cerimônia de Premiação.

Os integrantes do grupo entrevistado – Direto ao Direito –, estudantes da FDir, compartilharam suas experiências e os desafios vividos no processo de produção do pitch e do documento, e a divulgação nas redes sociais, assim como refletiram o quanto foram transformados nas competências empreendedoras e comunicativas a partir desse envolvimento. Como destaque, apontaram como essenciais a abertura ao diálogo e a confiança mútua.

“O processo exigiu trabalho em grupo, comunicação, negociação, liderança, empatia, reflexão crítica e resiliência, entre outras. Foi uma experiência prática, envolvendo uma demanda real, que contou com o suporte, acompanhamento e julgamento por instituições do mercado (um escritório de advocacia, uma startup e a própria "cliente" ou proponente, a Endered). [...] As competências empreendedoras afloraram no Hackathon”, afirmou Barbosa.

Em consonância à proposta do Programa MackSTLR, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, e com apoio da Coordenadoria de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora, “[o]s alunos experimentaram, alguns pela primeira vez, o que é resolver um problema com o emprego dos conhecimentos técnicos que possuíam, mas de um modo vívido, o que ressalta os aspectos socioemocionais”, como também exaltado pelo professor ao comentar sobre a experiência coletiva dos mais de 500 alunos inscritos.

Para assistir ao episódio do EDUCast na íntegra, acesse o link a seguir: https://www.mackenzie.br/en/centro-de-excelencia-em-ensino-e-aprendizagem-transformadora/menu/noticias/default-title.