Influência que Move Summit | São Paulo discute estratégias de impacto para as marcas

Compartilhe nas Redes Sociais
Mackenzie, Volkswagen, Mitsubishi Electric Brasil, Air France/KLM, Allianz Trade e Tauil & Chequer Advogados apresentam seus cases de sucesso

08.10.2025 - EM Eventos

Comunicação - Marketing Mackenzie


No dia 02 de outubro, o auditório Escola Americana, campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu o evento Influência que Move Summit | São Paulo, que foi promovido pela Agência Race Comunicação com apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e da Public Relations Global Network (PRGN), rede mundial da qual a Race é representante exclusiva no Brasil.

A programação contou com a apresentação da pesquisa PRGN Influence Insights 2025 – Global x América Latina e painéis sobre temas como influência com propósito, influência digital e engajamento de colaboradores como alavanca de reputação. As sessões combinaram dados de pesquisa, cases corporativos e debates com executivos de empresas. 

Entre os painelistas estavam os representantes das marcas: Volkswagen, Mitsubishi Electric Brasil, Air France/KLM, Allianz Trade e Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown, além do representante da PRGN. A edição seguiu o formato do evento ocorrido no Rio de Janeiro.

“O Mackenzie é uma escola que dá asas há 155 anos a profissionais das mais diversas naturezas. E, para nós, conversar sobre influência, conversar sobre como as gerações das empresas gerenciam a sociedade é absolutamente algo do nosso cotidiano”, destacou o diretor de Administração do IPM, Eduardo Abrunhosa.

Os moderadores destacaram a importância de alinhar ações e posicionamentos às expectativas de consumidores, sempre enfatizando que a influência hoje é medida por coerência, conexões afetivas e impacto real, não apenas se baseando em alcance numérico.

O resultado do estudo da PRGN revelou que a influência de marca é um ativo que assume contornos diferentes conforme a cultura e o mercado. Segundo a pesquisa, globalmente, confiança, reputação e presença digital são os principais pilares. Já na América Latina, os resultados evidenciam um peso muito maior de valores sociais, ESG, sustentabilidade e conexões emocionais.

“A ideia do evento é trazer um pouco desse olhar de cada pessoa do mercado, mas também a nossa pesquisa global de como a influência impacta a ação das marcas de maneira geral”, explicou o CEO da Race Comunicação, Rogério Artoni, que comemorou o sucesso do evento com mais de 230 inscritos.

Com isso, a PRGN finalizou sua apresentação destacando que resultados da pesquisa indicam que as marcas influentes na América Latina serão aquelas que conseguirem equilibrar propósito, tecnologia e emoção, construindo pontes duradouras com seus públicos.

Durante a discussão, a representante da Air France/KLM, Júlia Medeiros, compartilhou a experiência da companhia com estratégias de fortalecimento de marca e aproximação com o público-alvo no Brasil. Segundo ela, as parcerias com influenciadores digitais têm se mostrado eficazes no país.

“Não é assim em todos os lugares, pelo contrário, aqui no Brasil confiamos muito nos nossos influenciadores. Em média, dois ou três deles viajam com a gente por mês, e acreditamos que essa parceria é a chave para o sucesso da nossa estratégia de comunicação”, destacou.

Já Cláudio Rawicz, representante da Volkswagen, abordou o papel da imprensa no processo de vendas e levantou a questão: “A imprensa pode vender carros?”

Para ele, uma coisa leva à outra e é aí que entra o poder do storytelling. “O engajamento gerado por histórias nas redes sociais é muito maior que o obtido por ações de marketing. Porque hoje, as pessoas buscam histórias, e nós, como PR, temos a responsabilidade de contá-las a todo momento ou a sua marca e não será mais relevante”, alegou.

O Summit também ofereceu espaço para networking e troca direta entre participantes e palestrantes por meio de uma sessão de perguntas, além de um momento de devocional realizado pelo capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Júnior.