Emoção e compromisso marcam Cerimônia do Jaleco da FEMPAR

Compartilhe nas Redes Sociais
Estudantes receberam seus primeiros jalecos das mãos de familiares e fizeram o tradicional juramento de atuar com ética, respeito e responsabilidade social

23.09.2025 - EM Faculdades

Comunicação - Marketing Mackenzie


Realizada na última sexta-feira, 19 de setembro, na Igreja Presbiteriana de Curitiba, a tradicional Cerimônia do Jaleco reuniu 74 alunos da turma 78 do 1º semestre do curso de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). Entusiasmada e emocionada, a futura geração de médicos recebeu seus jalecos das mãos de familiares, em cenas que ficarão na memória de todos os presentes.

Na presença do corpo docente e da diretoria da faculdade, os alunos fizeram o juramento de sempre atuar com compromisso, ética e respeito perante colegas e professores, além de oferecer aos futuros pacientes um atendimento humanizado e com responsabilidade social.

A mesa diretiva que conduziu a cerimônia foi composta pela diretora da FEMPAR, Dra. Carmen Marcondes Ribas; pelo diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), Dr. Tiago Hessel Tormen; pelo presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Dr. José Fernando de Macedo; pelo coordenador do curso de Medicina da FEMPAR, Dr. Luiz Martins Collaço; pelo professor da FEMPAR e representante da Academia Paranaense de Medicina, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho; e pelo capelão Hilário Batista da Silva Junior.

Após a entrega dos jalecos, a Dra. Carmen Marcondes Ribas, destacou a importância do momento na vida dos alunos.
“A Cerimônia do Jaleco marca o início da vida profissional dos estudantes. O aluno começa a se preparar para ser um médico ético, responsável e atento à sociedade e às suas necessidades. É um momento especial em que os familiares acompanham a realização dos sonhos de seus filhos, netos e afilhados”, afirmou.

Para formar profissionais de excelência, a FEMPAR oferece uma estrutura moderna, com novas tecnologias, laboratórios atualizados e campo de estágios no HUEM, que é o maior prestador SUS do estado do Paraná, e abrange todas as linhas de cuidado, desde os atendimentos básicos até os de alta complexidade.

Virada de página

O estudante Leonardo Baduy Zaccarias, de 19 anos, foi um dos 74 acadêmicos a receber seu jaleco. A vestimenta foi entregue a ele por seus pais, irmã e demais familiares. Filho de mãe otorrinolaringologista, formada pela então Faculdade Evangélica em 1992, Leonardo disse que a Medicina está em seu DNA. “Sempre que pensava no futuro, eu me via como médico. Para não mentir, houve um curto período em que quis arqueologia, mas quando percebi que não seria o ‘Indiana Jones’, entendi que a Medicina era o meu destino. É algo que está no DNA da família”, contou.

Para Leonardo, a entrada no curso de Medicina da FEMPAR representa uma virada de página em sua vida acadêmica e profissional. “A cerimônia do jaleco, para mim, foi esse marco. Foi ali, naquele momento, que senti que começou de fato a longa caminhada que é a formação em Medicina. Foi um momento muito emocionante e que chama a atenção de todos os acadêmicos para a importância e seriedade da graduação e da profissão”, afirmou.