Universidade Mackenzie participa da 11ª edição do CONEDU

Compartilhe nas Redes Sociais
Evento aconteceu entre 03 e 05 de outubro na capital pernambucana; os debates trataram de inclusão e novos modelos pedagógicos

17.10.2025 Universidade


A Graduação Mackenzie Digital marcou presença e foi uma das patrocinadoras do 11º Congresso Nacional de Educação - CONEDU, um dos maiores eventos do setor no país, que aconteceu entre 03 e 05 de outubro, na cidade de Olinda, região metropolitana do Recife, em Pernambuco. A edição reuniu estudantes, professores, gestores educacionais, além de participações on-line.

Neste ano, o tema apresentado foi “Fazer educação a partir das margens: compromissos formativos”, e os debates se concentraram em explorar as perspectivas educacionais que atravessam as distintas realidades dos profissionais no país, propondo soluções e caminhos possíveis para avanços na educação, tendo como base inclusão e formatos de ensino inovadores.

Representando o Mackenzie, o professor Rinaldo Allara, coordenador de Desenvolvimento de Parcerias Educacionais (CPAR), ministrou a palestra “Repensando a Transformação Digital: Novas Fronteiras na Gestão Educacional” e provocou reflexões acerca de como advento da tecnologia tem transformado o ensino e a formação na sociedade, ampliando o acesso ao conhecimento.

“Participar do CONEDU reforça o compromisso do Mackenzie em contribuir com debates, reflexões e práticas que fortalecem a formação acadêmica e a gestão educacional no Brasil”, acrescentou Rinaldo.

A professora Daniela Cunha, diretora da Faculdade de Computação e Informática (FCI), destacou a conferência como um importante palco para reunir diferentes vozes da educação, desde a educação básica até o ensino superior. “Em um país de grandes desigualdades regionais e sociais, pensar a educação ‘a partir das margens’ significa reconhecer saberes periféricos, valorizar experiências locais e propor caminhos que rompam com modelos excludentes”.

Os impactos que as transformações tecnológicas têm causado no ensino também foram observadas pela professora Daniela, que aposta no uso de novos recursos como ferramentas que tornam o ensino mais atrativo. “A aplicação de inteligência artificial, plataformas digitais, realidade aumentada e ensino híbrido, quando bem utilizadas, podem ampliar o acesso ao conhecimento, personalizar o aprendizado e tornar a escola mais atrativa para os estudantes”, finaliza a diretora.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) tem fortalecido a Graduação Mackenzie Digital. Com 42 polos distribuídos por todo o país e 19 cursos, a modalidade de ensino une a tradição e o pioneirismo de uma das instituições mais respeitadas do Brasil a um modelo pedagógico inovador, aliado a uma infraestrutura de ponta. Os materiais didáticos têm selo de qualidade mackenzista e o ensino é pautado em atividades e conteúdos que desenvolvem as competências necessárias para se destacar no mercado. Os estudos também contam com acompanhamento contínuo de professores e tutores e acesso às estruturas dos campi e dos polos de apoio presencial, como laboratórios e bibliotecas. Para saber mais, basta clicar aqui.