LHUDI: Criatividade, Pesquisa e Tecnologia nas Humanidades Digitais

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Laboratório do Mackenzie promove inovação interdisciplinar na formação de novos saberes  

05.06.2025 Oportunidade

Jullia Oliveira, sob supervisão de Camila Lippi


Criado em 1999 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o Laboratório de Humanidades Digitais Wilton Azevedo (LHUDI) consolida-se hoje como um espaço de investigação da intersecção entre o pensamento humano e as tecnologias digitais. Com um olhar interdisciplinar e inovador, o LHUDI vem reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior em torno do desafio contemporâneo de pensar as humanidades digitais como campo de ação e transformação.  

“Desde a sua fundação, o LHUDI foi concebido como um catalisador das humanidades na era digital”, afirma a coordenadora do PPGEAHC, professora Rosana Schwartz, que completa dizendo que o objetivo do Laboratório é integrar a criatividade humana ao uso das tecnologias digitais no ensino, na pesquisa e na extensão, contribuindo para a renovação de métodos e para a produção de conhecimento crítico e colaborativo.  

A responsável pelo LHUDI, professora Daniela Spinelli, ressalta a dimensão interdisciplinar do Laboratório como um de seus principais diferenciais. “Reunimos pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e a previsão de ferramentas para cientistas sociais, historiadores, educadores e artistas evidenciam uma convicção intrínseca na interdisciplinaridade como vetor de inovação na pesquisa, no ensino e na extensão”.  

As ações do LHUDI oferecem aos alunos a oportunidade de se engajarem com metodologias de ponta que integram tecnologias digitais às Ciências Humanas, Artes e Ciências Sociais. Com intuito de estimular o desenvolvimento de competências em análise de dados, curadoria digital, visualização de informações, humanidades digitais e métodos computacionais aplicados à pesquisa.  

Segundo Rosana Schwartz, o Laboratório assume um papel fundamental na formação de uma nova geração de pesquisadores atentos aos impactos sociais das tecnologias. “Isso amplia o repertório técnico dos alunos, fomentando uma cultura de inovação e experimentação, mas, sobretudo, fortalece sua formação crítica e criativa”, ressalta a professora.  

O LHUDI tem a responsabilidade pelo desenvolvimento de aplicações digitais inovadoras direcionadas a galerias, bibliotecas, arquivos, museus, festivais de cinema e instituições de ensino, impulsionando significativamente a inovação pedagógica. “Essa abordagem investigativa promove uma renovação substancial nos métodos de pesquisa e na produção do conhecimento, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras no campo das humanidades”, afirma Daniela Spinelli.  

“Pretendemos fortalecer a área interdisciplinar com a criação de projetos colaborativos que respeitem as especificidades de cada campo, mas que se beneficiem das contribuições mútuas”, conclui Rosana Schwartz.