Laboratório Colaborativo reúne pesquisadores internacionais no Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais
XI Seminário de Investigação, Ensino e Difusão promove debates sobre arquitetura, urbanismo, patrimônio e artes  

01.09.2025

Jullia Oliveira, sob supervisão de Camila Lippi


O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) recebeu nesta última quinta-feira, dia 28 de agosto, o XI Seminário de Investigação, Ensino e Difusão, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do Laboratório do Instituto Universitário de Lisboa/Dinâmia’cet-Iscte (ISCTE-IUL). O encontro reuniu professores, doutorandos e mestres em torno do tema “Laboratório Colaborativo: Dinâmicas Urbanas, Patrimônio, Artes”.  

O Laboratório Colaborativo foi criado em 2017, inicialmente contando apenas com a participação da Universidade de Évora. Desde então, o projeto expandiu-se chegando à sua 11ª edição e envolvendo instituições de Portugal, Espanha, Brasil, Chile e México. Tendo como foco a troca de pesquisas e experiências nas áreas de urbanismo, patrimônio, arquitetura e artes, o Seminário promove a colaboração entre doutorandos, mestres e professores de programas de pós-graduação internacionais.  

“Compartilhar essas investigações gera em cada pesquisador a possibilidade de pensar outras formas de conduzir a própria pesquisa. Sempre que trabalhamos o passado, é na perspectiva de entender melhor o presente e pensar políticas para o futuro. O Seminário nos ajuda a ouvir e dialogar com o mundo”, ressaltou a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Paula André, sobre a importância do caráter transnacional do evento.  

Já a professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UPM, Angélica Alvim, reforçou o valor do encontro tanto para a formação acadêmica quanto para a criação de redes internacionais. “Este evento cria oportunidade para doutorandos e seus orientadores exporem suas pesquisas, permitindo que a visão dos pares contribua para o avanço do conhecimento. Como o próprio nome diz, é um laboratório colaborativo, em que o compartilhamento é central.”  

A professora Angélica finalizou dizendo o caráter simbólico desta edição, marcada pela homenagem à professora Ruth Verdzen, referência na crítica de arquitetura e urbanismo no Brasil.