Escola de Engenharia e Mitsubishi Electric inauguram laboratório de Automação Industrial

Compartilhe nas Redes Sociais
Alunos de Engenharia da Computação, Elétrica, Mecatrônica e Produção poderão usufruir do novo espaço, localizado no subsolo do prédio 6

07.11.2025 Eventos


A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Mitsubishi Electric Brasil inauguraram, no dia 4 de novembro, o Laboratório de Automação Industrial Mitsubishi Electric – Mackenzie, um ambiente criado para integrar teoria e prática em disciplinas relacionadas à robótica, automação e acionamentos elétricos.

O evento, realizado no auditório Thuthi e na nova instalação no subsolo do prédio 6 do campus Higienópolis, reuniu autoridades mackenzistas, professores, parceiros e os principais beneficiados com essa conquista: os alunos.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, celebrou a parceria e ressaltou sua relevância: “firmar uma parceria com uma instituição de renome como a Mitsubishi é extremamente significativo. Trata-se de uma empresa reconhecida mundialmente no campo da tecnologia, que agora nos oferece a oportunidade de equipar nossos laboratórios com o que há de mais moderno. Isso garante um importante diferencial ao discente.”

O novo laboratório permitirá o desenvolvimento de projetos experimentais e aplicações práticas nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Produção.

Com estrutura e equipamentos de ponta, o espaço busca fomentar o ensino e a pesquisa entre os estudantes mackenzistas. “Nós entendemos que isso é um passo para que possamos formar melhores profissionais, para que a sociedade tenha condições de crescer, investir e acelerar o desenvolvimento. Aqui os alunos poderão desenvolver o seu potencial atuando como futuros protagonistas da transformação digital”, destacou o presidente da Mitsubishi Electric do Brasil, Fabiano Lourenço Ferreira.

Para o diretor da EE, Marcos Massi, a inauguração representa a conexão entre universidade e setor produtivo: “Com essa inauguração, colocamos os alunos da UPM em contato direto com o mercado e com importantes empresas, pensando em aprimorar cada vez mais a formação dos nossos estudantes.”

O diretor de Educação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), Ricardo de Deus Carvalhal, que representou a presidente do conselho, Lígia Marta Mackey, destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da formação em engenharia: “Acreditamos que uma ação como essa é um passo essencial para formar profissionais mais preparados. Esse é o caminho, o fortalecimento da engenharia nacional depende justamente dessa integração entre a atividade profissional e o meio acadêmico.”

Após as saudações oficiais, os presentes seguiram para o descerramento da placa inaugural, ocasião em que o capelão universitário, reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, realizou uma oração em agradecimento por mais uma inauguração no campus Higienópolis. Em seguida, todos puderam conhecer a nova instalação.

“Esse laboratório é inovador e inédito no Brasil. Com ele, a Escola de Engenharia dá um passo à frente, com um espaço conectado às demandas do setor. É um laboratório multiusuário, que atenderá diferentes perfis de usuários e trará pluralidade”, finalizou o coordenador de extensão da EE, Delmárcio Gomes.