
17.10.2025 Universidade
Na data em que é celebrada o Dia dos Professores, 15 de outubro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu um evento especial para comemorar e homenagear aqueles que são responsáveis por formar a sociedade. O encontro começou reunindo o corpo docente, coordenadores de curso, diretores, pró-reitores e outras autoridades da instituição, no Pátio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) para um momento de troca.
A programação teve início com um coffee de recepção e em seguida, no auditório Ruy Barbosa, os professores puderam assistir a apresentações musicais da Banda CAC, da Coordenadoria de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC). O evento seguiu com a abertura institucional em que o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, realizou um momento de devocional em que destacou papel dos educadores e a semelhança com o mestre Jesus Cristo.
“O grande valor de um professor, é quando ele atinge a condição de não precisar mandar nada como foi cantado, mas simplesmente ser o modelo de integridade de vida, assim como Jesus foi. E as multidões de estudantes se maravilharão, porque os senhores e senhoras, ensinam como quem tem autoridade, e não como os fariseus. Que privilégio é mudar a vida de alguém baseado naquilo que se ensina”, refletiu o chanceler.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, também compartilhou sua visão sobre o futuro da educação no Brasil, com foco na redução das desigualdades e no acesso à educação de qualidade para todos. "O sonho que tenho para a educação no Brasil é que diminua as desigualdades e seja um instrumento de oportunidades para todos. A educação deve ser inclusiva, atraindo a todas as classes sociais, e que evite a evasão escolar”, disse o reitor.
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a homenagem aos docentes mais longevos de cada unidade acadêmica, com a entrega de diplomas de reconhecimento. Professores com maior destaque em eventos do Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), em projetos de extensão e em captação de fomento a pesquisa também foram homenageados.
Em sua fala, a professora do Centro de Comunicação e Letras (CCL), Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, homenageada por seus anos de dedicação à instituição, refletiu sobre a importância da educação em sua trajetória. "Receber essa homenagem é a coroação da minha carreira. Durante meus 47 anos no Mackenzie, o aluno é quem me leva a continuar. Nós acreditamos no diálogo e essa é a nossa força. Essa trajetória é motivo de muito orgulho, e se alguém reconhece isso, para mim, é uma grande homenagem”, expressou a docente.
Na ocasião, o diretor de Educação e Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Luiz Roberto Martins Rocha, representava o presidente do IPM, reverendo Cid Caldas, e deixou uma mensagem sobre dom de ensinar e o privilégio que é, muito mais que dar aulas, mas tocar vidas. “Hoje agradecemos a Deus, que nos dá o privilégio de afetar, influenciar, tocar, favorecer vidas humanas no nosso exercício pleno da docência”, expressou.
A celebração contou também com sorteios de brindes entre os docentes. Ao final, a Banda CAC retornou ao palco, encerrando o evento com outra apresentação musical e cada professor recebeu uma lembrança especial pelo seu dia.
"O professor não é apenas o transmissor de conhecimento, mas também um conselheiro, alguém que orienta, escuta e apoia. Pensando numa sociedade amadurecida, que estamos desejando que o Brasil seja, o professor é indispensável”, finalizou o reitor.






