Autismo em mulheres: o diagnóstico precoce traz alívio e respostas

Compartilhe nas Redes Sociais
Faculdade Mackenzie Rio realizou palestra gratuita sobre o Transtorno do Espectro Autista

03.11.2025 Eventos


As turmas de Psicologia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie (FPM) Rio participaram, no mês de outubro, da palestra “Autismo em Mulheres”, ministrada pela psicóloga Catula Maia. O encontro reuniu duas turmas do curso em um debate sensível e esclarecedor sobre o espectro autista, suas particularidades e o reconhecimento dos sinais ao longo da vida.

Durante a fala, a especialista destacou que os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão presentes desde a infância e vão se apresentando ao longo dos anos, muitas vezes passando despercebidos, especialmente em mulheres. Ela também comentou sobre os níveis, prejuízos, déficits cognitivos e altas habilidades. “A pessoa já nasce com autismo, e os adultos muitas vezes tiveram o diagnóstico errado. Falar sobre a condição, especialmente quando pensamos em mulheres e em diagnósticos feitos na vida adulta, é algo de extrema relevância. Hoje, ainda temos muitas pessoas que só recebem o diagnóstico tardiamente, após anos enfrentando dificuldades sem compreender suas causas. Discutir é também desmistificar ideias equivocadas e promover informação, inclusão e acolhimento”, destacou a psicóloga, que atua há mais de 20 anos com o público do espectro autista. 

A profissional também comenta sobre as reações que surgem após os diagnósticos: “muitas mulheres passam a vida inteira sem entender por que se sentem diferentes ou enfrentam dificuldades em interações sociais e na comunicação. Quando o diagnóstico de autismo vem, geralmente na vida adulta, ele traz não apenas respostas, mas também um alívio, porque permite compreender a própria história e buscar estratégias de adaptação e autocuidado.” 

A mediação do encontro foi feita pela aluna do quarto semestre de psicologia, Flávia Fremeaux, que comentou: "para mim, mediar essa palestra foi uma experiência muito gratificante e eu fiquei muito feliz com essa oportunidade. Foi uma alegria receber essa convidada tão especial. Com certeza, essa palestra quebrou muitos estereótipos e preconceitos em relação ao assunto.”

O coordenador do curso de Psicologia, Mauro Felix, presente na atividade, reforçou a importância de trazer temas atuais e de impacto social para a vivência acadêmica dos estudantes. "Ao abordar o autismo em mulheres, tocamos em um ponto que ainda é pouco discutido e que envolve diretamente o cuidado com a saúde mental e com a inclusão. Nosso compromisso, enquanto instituição de ensino, é estimular que os alunos compreendam a complexidade da subjetividade humana, respeitem as diferenças e se preparem para atuar de forma ética, informada e acolhedora. Palestras como esta ampliam o olhar clínico e social dos futuros psicólogos e fortalecem nossa missão educacional.”

A palestra integra as ações do curso de extensão de Psicologia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, que tem buscado promover reflexões e aprofundamentos sobre saúde mental.