Perfil Acervo

O acervo é composto por documentos produzidos ou adquiridos pelo Instituto e pela Universidade Mackenzie em suas mais diversas unidades ou setores, ao longo dos anos. Além de documentos institucionais de guarda permanente, que remontam a origem da Instituição por meio de relatórios anuais do inicio do século XX, livros de matrícula, fichas de alunos e etc, o acervo abriga também um relicário, contando atualmente com mais de 3 mil obras raras, 5 mil fotografias, documentos áudio visual e objetos que constituem o acervo museológico, como troféus, quadros e flâmulas.

O acervo é digitalizado, com objetivo de facilitar o acesso ao público pesquisador, bem como a conservação dos documentos.


Organização do Acervo

O acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) está catalogado e devidamente acondicionado e encontra-se acessível para pesquisa. A organização segue os critérios da NOBRADE (Norma brasileira de descrição arquivística).

A diversidade do acervo constitui uma importante fonte de pesquisa, permitindo acompanhar as transformações ocorridas, sobretudo na cidade de São Paulo, não apenas no campo educacional, mas também no social, político e econômico por meio da história do Instituto e sua Universidade.