Café com Propósito reforça compromisso do Mackenzie com a educação de jovens e adultos

Evento reuniu lideranças de centros de acolhida e casas de apoio para apresentar estrutura da Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie e ampliar parcerias pela inclusão educacional

23.06.202512h07 Bruno Carvalho

Compartilhe nas Redes Sociais

Café com Propósito reforça compromisso do Mackenzie com a educação de jovens e adultos

No dia 10 de junho, a Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie promoveu o encontro Café com Propósito: Construindo Parcerias pela Educação de Jovens e Adultos. Realizado na Cozinha Experimental do curso de Gastronomia, o evento reuniu 14 lideranças de centros de acolhida, casas terapêuticas e hotéis sociais da capital paulista, com o objetivo de fortalecer parcerias institucionais e ampliar o acesso à educação de qualidade para adultos em situação de vulnerabilidade.

Organizado pela diretora da unidade, professora Zípora A. C. Cruz, pela coordenadora, Rafaela S. S. Lara, e pela secretária geral, Luanna Veríssimo, o encontro proporcionou um espaço de diálogo, escuta ativa e construção coletiva. Durante a programação, os convidados puderam conhecer as instalações da escola, entender o processo de ingresso e as possibilidades de bolsas filantrópicas, além de compartilhar experiências com outros atores do acolhimento social na cidade de São Paulo.

A visita institucional recebeu representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, e de serviços como casas terapêuticas (nas regiões da Penha, Santo Amaro, Vila Mariana, Santana e Cursino), repúblicas inclusivas e acolhimentos da Associação Evangélica Beneficente (AEB), como o Hotel Social Grants e as Vilas Reencontro Anhangabaú e Cruzeiro do Sul.

Solange Gouveia, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, destacou o papel fundamental da educação na construção de políticas públicas mais eficazes. “Encontros como o ‘Café com Propósito’ são importantes espaços de escuta e articulação. Instituições como o Mackenzie não apenas oferecem educação formal, mas promovem cidadania, inclusão e a reconstrução de trajetórias interrompidas por contextos de vulnerabilidade”.

Segundo ela, a Secretaria tem atuado de forma contínua para fortalecer parcerias intersetoriais como esta, estimulando os Serviços parceiros da SEDS/COED a incentivar a inserção do público em situação de vulnerabilidade no programa AEJA Mackenzie. A elevação da escolaridade é vista como um fator essencial para o resgate da autonomia dos residentes. “Construir pontes entre instituições e comunidades é uma estratégia inteligente e necessária para a promoção da equidade e da transformação social”, afirmou.

Para Neto, representante da Vila Reencontro Anhangabaú (AEB), a visita à Escola AEJA Mackenzie foi marcada por uma sensação de acolhimento e compromisso real com a transformação social. “A seriedade do processo educativo caminha lado a lado com a afetividade da equipe. Isso é impagável. Mesmo diante da burocracia necessária, há um esforço constante em oferecer apoio e simplificar o acesso”.

Ele também ressaltou que o retorno à educação pode ser um passo fundamental para a autonomia dos acolhidos. “Já vislumbramos encaminhamentos concretos: duas famílias da Vila demonstraram interesse imediato em retomar os estudos e podem integrar uma turma do Mackenzie. Isso mostra o potencial transformador de parcerias como essa”.

A iniciativa está alinhada às diretrizes de responsabilidade social, ESG e missão institucional do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), que entende a educação como instrumento de transformação de vidas e fortalecimento da cidadania, especialmente em um contexto de fé cristã reformada.