FAQ - Pós-Graduação Stricto-Sensu

ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS

Conforme ORIENTAÇÃO NORMATIVA – ON-RE- 01/2020, de 19 de março de 2020 da Universidade Presbiteriana Mackenzie; DOCUMENTO INFORMATIVO DI-RE-04/2020, de 19 de março de 2020 e Ato-PRPG-01/2020, de 19 de março de 2020 com diretrizes complementares a respeito das atividades especificas da PRPG no Regime Excepcional por Contingência [todos estes documentos anexados], foram operacionalizadas as diretrizes (abaixo indicadas) para a realização de atividades acadêmicas relativas a disciplinas e à orientação em regime excepcional para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. O objetivo destas orientações é manter a qualidade e excelência da formação do aluno, como rege nossa universidade, mesmo neste período de excepcionalidade.
 
a) As orientações de alunos (mestrandos e doutorandos) devem ocorrer utilizando ferramentas on-line que permitam a comunicação entre orientadores e alunos seguindo as recomendações das autoridades municipais, estaduais e federais de isolamento social.

b) Como temos ciência que um número expressivo de projetos de pesquisa que estavam em fase de coleta de dados neste período estão condicionados ao contato com pessoas, informamos que os impactos deste problema de saúde pública sobre as coletas de dados serão analisados caso a caso, com as devidas medidas que garantam a qualidade e excelência dos projetos de pesquisa. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu junto à Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - CPG devem estar atentos a estas necessidades para evitar e minimizar prejuízos na qualidade dos dados das dissertações, teses e trabalhos de conclusão. Com isso sabemos que eventuais pedidos de prorrogação serão necessários.

Para manter o andamento de atividades acadêmicas em disciplinas, as orientações são as seguintes:

a. A plataforma Moodle deve ser utilizada como ferramenta oficial de registro das atividades, podendo haver a utilização complementar de outras plataformas ou recursos, dependendo da adequação pedagógica de cada componente curricular.

b. Desenvolver planos de estudo semanais, disponibilizando no MOODLE os materiais necessários às aulas, bem como fóruns de discussão com os alunos para dúvidas, orientações e ensino de habilidades em geral, dentre outros.

c. Cabe ao professor utilizar diferentes tipos de plataformas como apoio para o desenvolvimento das aulas, podendo ser oferecidas em tempo real e no mesmo horário da disciplina (a critério do professor em conjunto com os discentes), oportunizando que os alunos possam conectar-se com menor interferência nas suas agendas. Foi sugerido para as aulas que os docentes utilizassem todas as ferramentas disponíveis no MOODLE, bem como outras opções de plataformas e aplicativos gratuitos como Skype, ZOOM Cloud Meetings e Hangouts Meet do Google. Ressaltamos que o anexo III da ON-RE-01/2020 da UPM, publicada em 19 de março de 2020 deve ser consultado para esses fins.

d. O docente deve disponibilizar aos alunos, de acordo com o plano de cada disciplina, tarefas a distância com o respectivo acompanhamento e registro no MOODLE.

e. Se for necessário adotar o Plano de Estudo para monitoramento semanal de aproveitamento dos alunos, o anexo II da ON-RE-01/2020, publicada em 19 de março de 2020, também deve ser consultado

f. Fica facultado a cada professor, mediante anuência do coordenador, considerar as atividades constantes dos planos semanais de estudo (caso aderir) como avaliativas.

g. Em relação a procedimentos de controle de frequência das atividades acadêmicas em disciplinas, informamos que esse controle não poderá ser feito como de costume. Para o período de excepcionalidade a flexibilidade deste controle fica a critério do professor, podendo envolver um monitoramento da frequência a partir de atividades entregues no MOODLE pelos alunos, adotando as mesmas atividades que já tinham sido previstas nos cronogramas e planos de ensino de 2020/1o semestre. Como as atividades acadêmicas de aulas estão acontecendo semanalmente, o monitoramento da frequência, bem como do desempenho acadêmico pode ser feito, a critério do professor, a partir dessas atividades.

Aos docentes que necessitarem de orientações adicionais foi disponibilizado um atendimento específico realizado por meio do correio eletrônico: duvidas.moodle@mackenzie.br, havendo a necessidade de identificar-se colocando seu nome, DRT, Curso e Modalidade (Stricto Sensu).

Para os alunos e docentes, além do contato do MOODLE, as dúvidas, questionamentos ou sugestões podem ser enviadas para os e-mails do programas ou para a Coordenação de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – CPG (cpg@mackenzie.br).

Estamos sempre à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários durante o período de pandemia da COVID-19.

ORIENTAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS EM PESQUISA COM SERES HUMANOS ADOTANDO RECOMENDAÇÕES DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - UPM

As reuniões do CE, para análise e deliberação de pareceres e outras atribuições, continuam acontecendo online durante este período de Regime Excepcional por Contingência. Com isso, mantém-se as datas previstas no calendário para todas as reuniões, bem como as entregas de documentos para o CEP e as emissões de pareceres ad referendum.

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos divulgará na página relativa ao comitê, no site da UPM, informações e diretrizes para estas mudanças de procedimentos de coleta de dados que não foram previstos nos projetos originais de pesquisa. Ainda orientamos aos discentes e docentes que, informações que sejam necessárias para o andamento dos projetos seguindo normativas éticas, devem ser consultadas diretamente com o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UPM, no E-mail: prpg.pesq.etica@mackenzie.br

ORIENTAÇÕES A DISCENTES E DOCENTES PARA  ROTINAS DE BANCAS

O Ato-PRPG-01/2020, divulgou as diretrizes complementares, a respeito das atividades especificas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPG, no Regime Excepcional por Contingência. Ressaltamos que, na condição de Presidente da Banca, os orientadores deverão adotar os seguintes procedimentos para realização das Bancas:   a. Entrar em contato com os membros da Banca orientando para confirmar a data e horário da banca, estabelecido no Formulário de Composição de Bancas -  FCB, ou sugerir outra data e horário a conveniência dos membros.   b. As bancas confirmadas recebem o Kit-Banca. O kit será encaminhado pelo Setor de Bancas contendo os seguintes documentos:   - Ficha de Avaliação (para qualificações e defesas). - Declarações dos membros da Banca (para qualificações e defesas). - Ata da Banca (para defesas). - Declaração de Defesa do aluno (para defesas). - Folha de Aprovação (para defesas).   c. Os docentes orientadores foram instruídos para que após o retorno normal das atividades presenciais, coletar as assinaturas dos membros, bem como entregar os documentos restantes para o Setor de Bancas, para fins de registro da avaliação do aluno.
 
d. Os docentes orientadores foram informados que, se necessário, será possível a solicitação de prorrogação de defesas, caso houvesse algum impedimento para sua realização on-line, seja por parte dos membros da banca, professor orientador, ou pelo discentes.
 
e. Os programas receberam orientações que foram repassadas aos orientadores e discentes para a divulgação de bancas on-line, garantindo que outros discentes interessados em assistir pudessem participar publicamente das defesas (qualificações e defesas de dissertações, teses e trabalhos de conclusão).

A partir de 16 de março de 2020, os depósitos serão feitos on-line diretamente na Plataforma GPM (GESTÃO DE PROCESSOS MACKENZIE), adotando os seguintes procedimentos:
 
a. Os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação - PPGs solicitam aos orientadores que encaminhem, para o PPG o Formulário de Composição de Bancas – FCB. Recomendou-se, na medida do possível, que os professores agendassem as bancas até a última semana do prazo final destas, isto é, até 60 dias após a data do depósito. A recomendação foi dada na tentativa de sincronizar as bancas presenciais com a finalização do isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde, em decorrência da pandemia da COVID-19. Entretanto, o orientador e seu aluno serão soberanos quanto à decisão de aderir a este prazo.  
 
b. Para atendermos estes depósitos represados pela excepcionalidade adotada nesta fase, não atenderemos ao prazo de ter 10 dias de antecedência entre o envio do FCB e o depósito.
 
c. Caberá aos orientadores organizar a versão final da qualificação ou defesa junto com o orientando. Assim que o trabalho estiver pronto, o orientador deve solicitar ao aluno o envio do trabalho em pdf para o e-mail dele com cópia para o PPG. Após esta fase, o aluno é autorizado, pelo orientador, para executar o depósito, como segue abaixo:
 
O aluno acessa a GPM pelo Código de matrícula, entra em Requerimentos e acessa Depósito de Qualificação e Defesa on-line carregando o arquivo em PDF. Para isso, a partir de 27 de março, horário da noite, a Plataforma GPM foi disponibilizada aos discentes. Deu-se prioridade, neste momento, aos depósitos entre 16 de março de 2020 e 31 de março de 2020.  
 
d. Para os depósitos programados a partir de abril de 2020, a Coordenação de Programas de Pós-Graduação enviará, até 10 de abril de 2020, todas as informações para os procedimentos de bancas. Contudo, informamos como o aluno realizará seu depósito:  
 
O acesso para depósitos na GPM será feito da seguinte forma: aluno deve acessar a GPM, via Código de matrícula, entrar em REQUERIMENTOS e posteriormente entrar em Depósito de Qualificação e Defesa on-line. Este acesso permitirá iniciar a recepção dos depósitos. Para tanto deve-se pressionar/clicar e fazer o upload do trabalho de qualificação ou de defesa e preencher o campo declarando que está sendo efetuado o depósito do respectivo trabalho.

Orienta-se aos presidentes que realizem as Bancas, via Skype ou por meio de outras tecnologias para conferências e reuniões a distância. Caso haja dificuldade ou empecilho, solicitamos que o Coordenador do Programa de Pós-Graduação encaminhe e-mail para a Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu (CPG), relatando o problema, para que as devidas providências possam ser adotadas.

Sim. Com o objetivo de manter a lisura e transparência inerente ao formato de bancas em sessão aberta ao público, sugerimos que o PPG divulgue, como de rotina, as bancas e solicite que os alunos interessados em assisti-las, contatem o orientador-presidente da banca, para que este os inclua na chamada do Skype ou em outras tecnologias para conferências e reuniões a distância.
 
 
Estamos sempre à disposição para os esclarecimentos necessários durante o período de Regime Excepcional por Contingência