Consumo responsável

Temos o compromisso de gerenciar bem os recursos que dispomos. Água, energia e diversos tipos de materiais são indispensáveis para a realização das nossas atividades e fazero uso de maneira responsável traz benefícios para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade!

Por ser uma instituição filantrópica, toda receita do Mackenzie é aplicada em educação e saúde. A redução no consumo de água, por exemplo, gera economia financeira e, consequentemente, saldo para novos investimentos na atividade fim. De fato, os três pilares da sustentabilidade estão presentes em iniciativas simples, mas efetivas, como a instalação de redutores de vazão em torneiras. 

As ações desenvolvidas para gestão dos recursos do Mackenzie são norteadas pelas diretrizes ambientais que constam na Política de Sustentabilidade:

  • Utilizar água e energia de forma consciente, com gerenciamento, adotando novas tecnologias e práticas para melhor aproveitamento dos recursos e consumo e consequente redução de custo;
  • Aplicar os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos, otimizando o uso de recursos;
  • Promover ações de conscientização e engajamento da comunidade mackenzista para causas ambientais à luz da identidade institucional.

Ações desenvolvidas

Ano a ano, o Mackenzie vem obtendo melhorias significativas na gestão dos recursos hídricos. Entre iniciativas destacam-se a instalação de redutores de vazão e o monitoramento de vazamentos.

A Instituição tem atuado na transição de equipamentos de baixa eficiência para tecnologias mais modernas e de alto desempenho, além de adequação da rede elétrica e estudos de automação e monitoramento visando à redução de consumo.

Em 2019, firmou parceria para substituição de todas as lâmpadas por tecnologia LED no campus Higienópolis, unidade que registra o maior consumo entre as mantidas. No campus Rev. Boanerges Ribeiro, entrou em operação, no exercício, o sistema de captação de energia fotovoltaica, obra iniciada no fim de 2017.

O Mackenzie tem buscado se adaptar às necessidades de gestão de resíduos existentes nos campi, avançando, assim, no cumprimento da legislação vigente. O campus Higienópolis apresenta o maior volume de geração de resíduos entre as unidades educacionais do Mackenzie. Entre as iniciativas no campus destacam-se o Projeto Revira-Volta (captação de 90 toneladas de papel e sucata metálica) e o Projeto Recicle Mais-Pague Menos (56,7 toneladas de recicláveis).

Ainda, teve início no segundo semestre de 2019 o projeto-piloto para coleta seletiva; a intenção é ampliar a iniciativa para todo o campus Higienópolis e demais unidades. As unidades hospitalares mantêm programas de gestão de descarte de resíduos. O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie gerou em 2019 um volume mensal de 57 toneladas de resíduo orgânico e rejeito, 17 toneladas de resíduo infectante, 0,7 tonelada de resíduo químico e 6 toneladas de recicláveis. Já o Hospital Evangélico de Dourados gerou um volume médio mensal de 4,9 toneladas de material de descarte.

Conheça os outros eixos