Ética e Cidadania

Mackenzie faz parceria com entidade especializada em inclusão social

Ação visa garantir equidade no âmbito do trabalho e nas relações interpessoais

28.11.201818h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie faz parceria com entidade especializada em inclusão social

Em continuidade ao Programa Mackenzie de Inclusão (PMI), o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) fez uma parceria com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), a ação tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, valorizar as diferenças das pessoas que integram a instituição e fortalecer ainda mais sua atuação no âmbito da responsabilidade social, elevando a conscientização dos colaboradores em relação à inclusão de pessoas com deficiência (PcDs).

Para entender um pouco mais a respeito da parceria, conversamos com Silvia Tyrola,  sócia proprietária da REIS para conhecer o trabalho da Rede e também sobre a importância de se discutir a inclusão social. Confira!

Quais são as principais atividades da REIS?

O grupo diretor da REIS, formado por representantes de 13 empresas (Accenture, Carrefour, EY, IBM, JLL, Microsoft, Natura, Serasa Experian, RD, Sodexo, Tozzini Freire, Telefonica e UHG) realiza reuniões quinzenais para deliberação, alinhamento e organização das questões relevantes, nas quais são recebidos convidados dos poderes públicos e organizações diversas.
A cada bimestre o grupo diretor promove encontros para as empresas integrantes da REIS e convidados. Por meio de parcerias com instituições de diversos segmentos, produzimos publicações relevantes para a inclusão da pessoa com deficiência, como o Guia de Indicadores Ethos-REIS 2018 e o Manual para Médicos e Técnicos de Segurança e o Guia para Profissionais de Recursos Humanos (RH).

Qual a importância de trabalhar o tema da inclusão dentro das empresas?

Nas últimas décadas, as pessoas com deficiência tiveram seus direitos de autonomia e cidadania garantidos por tratados internacionais e legislações nacionais. Porém, historicamente, essas pessoas foram excluídas da convivência com as demais. Assim como na sociedade, escolas e espaços públicos, as empresas precisam conhecer as especificidades de cada tipo de deficiência para tornar seus ambientes acessíveis e suas equipes abertas para a inclusão.

O que vocês fazem para estimular a inclusão no mercado de trabalho?

A REIS propaga as boas práticas de inclusão nos encontros bimestrais e disponibiliza gratuitamente suas publicações. Além disso, é um espaço de interlocução entre diferentes segmentos, buscando soluções para o engajamento. Alguns exemplos são os encontros de CEOs e a coordenação da frente de pessoas com deficiência no Guia de Diversidade Exame 2018, em parceria com o Instituto Ethos. Em 2016, a REIS lançou o Pacto pela Inclusão, que é assinado por presidentes e CEOs de empresas que assumem cinco compromissos para promoção da inclusão de pessoas com deficiência.

Como a parceria com o Mackenzie pode contribuir para a melhoria  do ambiente corporativo e profissional?

Como instituição de educação, o Mackenzie pode ser referência na inclusão dos alunos com deficiência em seus cursos, garantindo a acessibilidade para que recebam formação equiparada aos demais alunos, assim como contratar profissionais e professores com deficiência. A capacidade de influência e de formação do Mackenzie abre grande número de possibilidades de atuação conjunta, como a criação de espaços de capacitação e propagação de conhecimentos para professores, gestores, profissionais e alunos.

Faça parte do Mackenzie

As contratações estão abertas e se você é PcD e tem interesse em trabalhar conosco ou conhece alguém com deficiência que gostaria de participar do nosso quadro, entre em contato com nosso Programa e envie o currículo e laudo médico para o e-mail: vagaspcd@mackenzie.br.