Jornalistas premiados lançam livros pela Editora Mackenzie

10.09.201516h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Acontece na próxima quarta-feira (16), a partir das 18h30, na livraria Cia. dos Livros, localizada no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o lançamento dos livros Um sábado que não existiu, de Renato Modernell, jornalista, ganhador de duas edições do Prêmio Jabuti (1989 e 2013) e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e Mídia pública na sociedade da informação, da jornalista e também professora da UPM, Márcia Detoni, ganhadora dos prêmios Vladimir Herzog de Direitos Humanos, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, entre outros, que atuou em diversos veículos de expressão como BBC de Londres, Reuters e Radiobrás e Folha de S.Paulo.

Explorando temas transversais na fronteira entre o jornalismo e a literatura, Um sábado que não não existiu apresenta reflexões sobre pessoas, lugares, ideias do universo da cultura, das comunicações sociais e do aprendizado. Na obra, o autor apresenta textos prazerosos e instigantes, com breves visitas a pensadores de magnitude universal, como Jung, Bakhtin, Benjamin, entre outros.

A obra traz uma visão bem fundamentada sobre grandes criadores literários, como Saramago, Dante e Guimarães Rosa. Tudo isso sem discurso hermético nem pedantismo intelectual, apenas retratando o mundo com os olhos de repórter.

O lançamento da Editora Mackenzie, em coedição com a Summus, ultrapassa a esfera acadêmica, combinando substância teórica, informação precisa e carga poética.

Reunindo extensa bibliografia internacional sobre a função social da mídia e a construção de espaços plurais de expressão e interação, Mídia pública na sociedade da informação examina o desenvolvimento dos serviços públicos de comunicação no cenário internacional e brasileiro, desde a criação da BBC de Londres, em 1927, até os movimentos contemporâneos para a revitalização do setor. 

A obra, ambientada no cenário atual, constitui uma importante referência não apenas para pesquisadores e profissionais da mídia pública, mas também para todos os interessados em práticas comunicacionais democráticas e conectadas às aspirações sociais.

A sessão de autógrafos desses livros será realizada no hall da livraria Cia. dos Livros, localizada na Rua da Consolação, 896 – Consolação – São Paulo – SP.

 

Sobre os autores:

 

Renato Modernell é jornalista, professor de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e ganhador de duas edições do Prêmio Jabuti (1989 e 2013). Nasceu em 1953 no extremo sul do Brasil, onde sua família, com raízes no Uruguai e na Itália, possuía um hotel de veraneio. Aos 18 anos, radicou-se em São Paulo, cursou Jornalismo e atuou como repórter de viagens. Publicou vários livros, entre os quais: Mare Magnum (2013), A notícia como fábula (2012), Gird (2012), Em trânsito (2011), Viagem ao pavio da vela (2001).

 

Márcia Detoni é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ciências Sociais e Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É jornalista e professora de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atuou em grandes empresas de comunicação, como BBC de Londres, Folha de S.Paulo, Reuters e Radiobrás. Recebeu vários prêmios de jornalismo por suas reportagens na área social, como GKP-Panos Media Award, Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio de Jornalismo do Programa da ONU para o Controle de Drogas.

 

Título: Um sábado que não existiu

Autor: Renato Modernell

Editora: Mackenzie em coedição com a Summus Editorial

Preço: R$ 32,90 (E-book: R$ 22,90)

Páginas: 144 (14 x 21 cm)

ISBN: 978-85-8293-257-5 e 978-85-323-1027-9

Site: www.summus.com.br / www.mackenzie.br/editora.html

 

Título: Mídia pública na sociedade da informação

Autora: Márcia Detoni

Editora: Editora Mackenzie

Preço: R$ 73,20

Páginas: 240 (14 x 21 cm)

ISBN: 978-85-8293-259-9

Site: www.mackenzie.br/editora.html

Informações sobre como adquirir os livros: livraria@mackenzie.br

 

 *clique na imagem para ampliar