Fórum discute economia, empreendedorismo e política sob viés da livre-iniciativa

Em parceira com UM BRASIL, plataforma multimídia da FecomercioSP, o encontro receberá nomes internacionais como David Friedman, Robert Lawson e Lawrence Reed

30.10.201715h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Fórum discute economia, empreendedorismo e política sob viés da livre-iniciativa

São Paulo, XX de outubro de 2017 – O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e UM BRASIL, plataforma multimídia da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), promoverão o Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica, de 06 a 08 de novembro, em São Paulo. O evento tem como objetivo a difusão do grupo de estudos em liberdade econômica, especialmente da participação, da mobilização e do compartilhamento de boas experiências de pequenos empresários, pesquisadores, professores, estudantes e organizações não-governamentais interessados no tema da livre iniciativa.

Entre os nomes já confirmados para o Fórum está o economista americano Lawrence Reed, presidente da Foundation for Economic Education – FEE, uma das personalidades mais premiadas e condecoradas mundialmente por sua colaboração no tema ‘liberdade econômica’, tanto na academia quanto para o debate público. Autor de mais de oito livros e centenas de artigos, Reed fecha o primeiro dia da programação com a palestra Seven Lessons about Public Policy.

Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do evento e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, ressalta que o Fórum é de extrema importância para contribuir com o debate nacional acerca do entendimento sobre a liberdade econômica e seus benefícios.  “Ter informação qualificada sobre as condições reais para o empreendedorismo e à iniciativa privada, permite compreensão e cobrança dos políticos e dos candidatos que se colocam para 2018 sobre medidas que reduzam as barreiras aos novos negócios e à criação de mais empregos", enfatiza.

Programação

Na terça-feira, 07 de novembro, o painel Gestão Pública e Políticas Liberais recebe Diogo Costa, diretor executivo do Instituto de Inovação e Governança (INDIGO) e o cientista político Christian Lohbauer. À tarde, o debate O mundo está mais livre? Mercados reguladores e autorregulação, será conduzido por Marcos Troyjo, da Columbia University, seguido pelo painel Economias Liberais, apresentado pelo economista e colunista da Folha de S. Paulo, Joel Pinheiro da Fonseca, com moderação do jornalista Thiago Salomão, da agência de notícias Infomoney. Flávio Rocha, presidente do grupo Guararapes-Riachuelo tratará de Reforma Trabalhista e Produtividade. O encerramento do dia será com a palestra The Recipe for Growth and Prosperity, com o economista norte-americano Daniel Mitchell, do Cato Institute.

No último dia do Fórum, 08 de novembro, será lançado o primeiro Índice de Liberdade Econômica Estadual do Brasil, um levantamento inédito que analisa e avalia as condições de se empreender e ter sucesso no mercado e o grau de interferência estatal. O lançamento será com a palestra de Robert Lawson, diretor do O’Neill Center for Global Markets and Freedom e responsável pela elaboração do World Economic Freedom Index, do Fraser Institute, no qual o índice brasileiro se baseou. O economista se tornou referência mundial na discussão empírica sobre liberdade econômica, a partir de sua atuação nas avaliações para o índice mundial, que contempla mais de 150 países.

Utilizando metodologia similar ao Economic Freedom of North America, criado por Lawson e sua equipe, adotando-se indicadores consagrados de liberdade econômica e de ambiente de negócios, o índice brasileiro se propõe a avaliar a conjuntura para se empreender e desenvolver empresas, produtos e serviços, levando em conta diversas variáveis, desde regulação do mercado de trabalho, tamanho do governo, carga tributária e diversos outros. O índice brasileiro trará rankings e avaliações estaduais para o Brasil baseados no Índice de Liberdade Econômica Estadual para a América do Norte do Fraser Institute.

 Ainda completam a programação do último dia do evento, Paulo Delgado, da FecomercioSP, que com o Secretário de Desestatização da Prefeitura de SP, Wilson Poit e Hélio Beltrão, do Instituto Mises Brasil, estarão no painel Desestatização e Desburocratização.

O encerramento do I Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica ainda traz o pensador anarcoapitalista David Friedman, autor do aclamado livro The Machinery of Freedom. Economista e PhD em física, o escritor é filho do Nobel em economia Milton Friedman.

 O evento será realizado de 06 a 08 de novembro Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://www.libecon.net/inscricoes .

Ferramenta de simulação econômica

Além do Índice de Liberdade Econômica Estadual, uma ferramenta de simulação econômica também será lançada, durante o Fórum: o Painel Mackenzie de Liberdade Econômica. Para a elaboração, foi desenvolvido um know-how com base na metodologia de indicadores consagrados de liberdade econômica e de ambiente de negócios.

O programa permitirá simular diferentes cenários econômicos para diferentes regiões ou países, levando em conta uma série de itens, como a facilidade local de se fazer negócios, sua competitividade e o grau de percepção de corrupção. O objetivo é estudar as possíveis mudanças de status no grau de liberdade econômica, simulando computacionalmente alterações como, por exemplo, o resultado do aumento na facilidade de se abrir uma empresa ou da redução dos custos da criminalidade sobre os negócios.

Convidados e credenciados da imprensa poderão experimentar a ferramenta durante sua apresentação no Fórum.

Credenciamento para imprensa

O fórum será aberto à imprensa e o credenciamento pode ser feito pelos e-mails: lilian.michelan@tutu.ee e aline.queiroz@tutu.ee ou pelos telefones: (11) 94136-0648 e (11) 96860-1503 – FecomercioSP. Ou pelo Mackenzie e-mail: imprensa@mackenzie.br ou no telefone (11) 2766-7280.

Serviço

Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica

Quando: de 06 a 08 de novembro

Horário: segunda-feira (06) - às 18h; terça e quarta-feiras (07 e 8/10), das 10h às 20h

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie- Auditório Ruy Barbosa – Rua Itambé, 135, São Paulo- SP

Inscrições gratuitas: https://www.libecon.net/inscricoes