Encontro de Comunicação e Letras promove interação entre alunos e professores

Palestra com foco em jornalismo cultural aconteceu na manhã de hoje

26.09.201716h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Encontro de Comunicação e Letras promove interação entre alunos e professores

O XII Encontro da Comunicação e Letras teve início na manhã desta terça-feira na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). No Auditório Escola Americana, o coordenador do curso de Jornalismo, Rafael Fonseca, abriu a palestra “Gastronomia: uma revolução no jornalismo cultural e de serviço nos últimos 25 anos”.           

Os palestrantes convidados foram Ana Paula Sousa, especialista em audiovisual e políticas culturais, e Arnaldo Lorençato, professor da UPM e editor de Gastronomia da revista Veja São Paulo.           

Durante o bate-papo, os profissionais compartilharam com os alunos suas experiências como jornalistas na área da cultura, envolvendo cinema e gastronomia. Além disso, pontos como ética, transição para o mundo digital e desigualdade de gênero nas redações foram abordados. 

Lorençato diz que trocar informações com os alunos é algo comum por ele ser professor, mas em eventos como este a experiência é diferente. “A diferença é a riqueza, porque eu vou falar para alunos que não são meus. Alunos de outros cursos, como Letras e Engenharia, que têm a curiosidade e vêm assistir. É fascinante poder expandir esse seu diálogo para mais gente”, conta.

Para Ana Paula Sousa, a oportunidade de estar próxima dos universitários da comunicação é enriquecedora. “Essa experiência é como continuar vivo e existindo. É a passagem de um bastão, então é muito importante que esses estudantes entrem no mercado conhecendo a história. Também mostra como os jovens pensam a respeito da profissão, fato que me ajuda a refletir sobre minha própria carreira”, conclui. 

A programação do XXI Encontro de Comunicação e Letras continua amanhã, 27  de setembro, na parte da manhã e tarde. Para mais informações, acesse aqui.