vista distante da Terra e da Lua
Atualidades

Astroengenharia: primeiro encontro da rede SPANet no Mackenzie

Evento gratuito mostra os avanços dos grandes projetos astronômicos e como eles favorecem a engenharia

24.10.201914h21 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A SPANet – Rede Paulista de Astronomia -, que visa unir as universidades, instituições e profissionais para impulsionar a Astronomia e o desenvolvimento da Instrumentação Astronômica de São Paulo, e o Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), realizam amanhã, dia 25 de outubro, a partir das 7h30, um Encontro de Instrumentação que ocorrerá no auditório do MackGraphe da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis.

Palestrantes nacionais e internacionais mostrarão os avanços dos grandes projetos astronômicos em que pesquisadores do estado de São Paulo estão envolvidos. Além disso, o evento contará com representantes do Giant Magelan Telescope (GMT), do Large Latin American Telescope (LLAMA), do Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations Telescope (BINGO), e do South American Gravitational wave Observatory (SAGO). Vale lembrar que vai haver a participação dos especialistas do MackGraphe, que irão detalhar a capacidade do grafeno para detectar ondas na faixa THz, uma banda muito pouco explorada do espectro eletromagnético.

O Encontro favorece o intercâmbio de experiências e conhecimentos para o desenvolvimento de instrumentação astronômica, área que abrange a engenharia da computação, civil, elétrica, mecânica, dentre outras, e que, por este motivo, recebe o nome genérico de astroengenharia. “O evento é considerado oportuno neste momento, pois o estado de São Paulo, através de financiamento público, está envolvido em muitos projetos astronômicos milionários, uma vez que existe uma grande demanda por provedores de serviços e produtos de alta tecnologia que favorecem o desenvolvimento tecnológico do setor privado”, afirma o cientista Jean Pierre Raulin, doutor em Física, professor da UPM e coordenador do CRAAM.

Serviço
Encontro de Instrumentação 2019
Data:
25/10
Horário: das 7h30 às 18h30
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie - auditório do MackGraphe - Rua da Consolação, 930
Inscrições: gratuito

Mais informações: http://www.astro.iag.usp.br/~instrumentos2019/