Momentos de fé - Tempos vêm, Tempos vão, Tempo de Vida Permanece

14.09.202117h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Momentos de fé - Tempos vêm, Tempos vão, Tempo de Vida Permanece

Inverno é tempo de frio e de nuvens de chuva que demoram para ir embora. Tempo aberto de sol que não aquece. Mas acaba neste mês de setembro, quando começa a primavera, por isso é um tempo de mudança. Mas e se as coisas não mudassem? E se o tempo de acabar com o “inverno da vida” parecesse não chegar nunca, e uma angústia profunda fosse tomando conta de cada espaço da sua vida sem nunca dar espaço para começar a primavera?
Às vezes a vida apresenta-se assim: como um inverno que nunca termina. As dores, que deveriam vir e ir logo embora, nunca se ausentam. Permanece um cinza constante onde o sol nunca brilha e, quando o faz, não aquece rapidamente. Uma tristeza que brota não sabemos de onde e vai ocupando todos os espaços da vida de tal forma que achamos que, se acabarmos com ela, acabaremos com a dor e com o sofrimento. Sentimo-nos como um estorvo para quem nos ama e pensamos que nossa ausência será algo bom, pois deixará que cada um retorne à sua vida.
Mas não é nada assim...
Como a estação o “inverno da vida” tem início e fim. No inverno “estação do ano” alguns são mais longos e rígidos que outros, dependendo do lugar do globo terrestre em que você está. É assim, também, no “inverno da vida”, que pode ser mais longo para uns e mais breve para outros. Isto chamamos de vida! Não são padronizadas e iguais. São diferentes, desenrolam-se em tempos distintos e trazem algumas certezas:
A primeira é que você sempre pode passar por ela, independentemente dos problemas e das dificuldades que te apresente, pois a maioria conseguimos vencer sozinhos. Muitas vezes até achamos que será impossível, e a nossa resiliência é testada. Tenha em mente: você consegue, mesmo achando que não. Tente! Você pode! Você consegue!
A segunda é que você não está só. Há momentos em que os desafios da vida surgem como se fossem muralhas intransponíveis. Eles se mostram tão grandes que parecem um inverno sem fim. Nesta hora não se pode desistir de viver. Não pondere pôr fim à vida como uma solução. Pode até parecer que será a melhor decisão, afinal, a morte apresenta-se como se fosse uma solução, a melhor fuga! Pois saiba que ela, absolutamente, não é a melhor escolha a se fazer nesse momento!  E você sabe por quê? Porque para todos aqueles que te amam ter você vivo é, com certeza, infinitamente melhor! Então, se porventura surgir um vislumbre desta falsa opção, busque ajuda o quanto antes e não aceite esse chamado. Procure alguém que possa te ajudar.  É para estas horas que existem a família, os amigos, os capelães, os pastores, os padres e os terapeutas. Todos esses estão ao seu dispor e colocam-se a seu lado para te ajudar. Não hesite em acioná-los! A Bíblia diz que “Melhor é serem dois do que um (...) Porque se caírem, um levanta o companheiro (...) e se dois dormirem juntos, eles se aquentarão” (Ec. 4.9s)

A terceira, e não menos importante, é que a Bíblia nos ensina que “ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de você” (Sl.27.10). O Criador da vida deseja que você a usufrua totalmente e nada é mais importante que isto. O Deus da vida luta por você, cuida de você e caminha ao seu lado nas horas mais difíceis e impossíveis. Então, se achar que não dá mais para seguir, que caminhar é penoso, que interromper a caminhada é a melhor solução; nestas horas Deus te acolhe nos braços dEle e te carrega no colo. Ele sempre cuida e se importa conosco.
Invernos acabam e primaveras começam. Sabemos que “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Sl 30.5). Deus é capaz de transformar o nosso choro em dança alegre. Ele afasta de nós a tristeza e nos cerca de alegria. Que você, nos dias difíceis, quando achar que não dá mais para caminhar sozinho, procure ajuda para isso e para voltar a ser feliz. Acione alguém da sua confiança (seu Capelão, seu familiar, seu amigo...) e permita que Deus te carregue um pouco em Seus braços.

Texto: Rev. Jouberto Heringer - Capelão da FPM Rio