Teste de Progresso 2021

Validação da Inscrição até 30/09 e Prova Online no dia 06/10

20.09.202115h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Teste de Progresso 2021

 

1. O que é o Teste de Progresso?

O Teste do Progresso (TP) é uma avaliação cognitiva sem caráter de seleção ou classificação, constituído de uma prova institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional.

Esse teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizado e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino.

O conteúdo do teste não está ligado a nenhum modelo de curso específico portanto, ele avalia os objetivos finais do currículo como um todo. O conteúdo de todos os tópicos do curso vai sendo continuadamente revisado, pois, não se entende essa metodologia sem uma devolutiva consistente (feedback), na qual seja possível corrigir as falhas apresentadas durante o processo formativo. Os estudantes são incentivados a adotar um estilo de aprendizado longitudinal autodirigido e entendem que até o final de sua formação os conhecimentos elaborados deverão estar consolidados para o bom exercício da profissão.

Entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) já apoiaram e recomendaram que as escolas realizem o Teste do Progresso como uma das avaliações do curso e do estudante reforçando assim que o TP é importante para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e do curso.

 

2. Como é a devolutiva?

Alguns dias após a prova, cada aluno terá acesso através de login individual a sua nota e ao gabarito comentado das questões entrando no link disponível no site da ABEM. Acessa também a comparação com os outros alunos de seu respectivo ano e curso e no geral das escolas. Serve de “termômetro” para saber como está seu aprendizado.

 

3. Quem pode e deve realizá-lo?

O TP é anualmente aplicado aos estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina (do primeiro ano até o sexto ano). Todos os alunos do 1º ao 6º ano foram pré-inscritos para realizar o Teste de Progresso 2021, entretanto todos devem confirmar a inscrição até dia 30/09/2021 clicando aqui. Lembrando que os acadêmicos que não realizarem a validação de sua inscrição, não poderão fazer a prova!

 

4. Quando será aplicado o Teste de Progresso?

O TP ocorrerá no dia 06 de outubro de 2021 às 13h30min de forma online. Terá a duração de 4h15min, sendo os 15 minutos para intervalo. O aluno deve resolver duas questões, clicar em “PRÓXIMO” para ir as questões subsequentes. O término da prova será pontualmente às 17h45min. Não será possível voltar em questões já respondidas.

 

5. Qual é a vantagem de participar?

Para os alunos, é uma informação sobre como está o progresso do seu aprendizado ao longo dos anos. Para os professores e para a faculdade, é uma ferramenta de diagnóstico sobre o ensino. Por exemplo, se os alunos forem mal em uma determinada área, é preciso refletir sobre por quê isso está acontecendo e desencadear melhorias nas disciplinas, no currículo, nos estágios, na formação.

 

6. Como será a prova online?

  • Em virtude das normas sanitárias que preconizam o distanciamento social, não será viável fazer a prova em ambiente presencial e impressa;
  • A prova será feita pelo Moodle a partir de login pessoal;
  • É necessário instalar o navegador Safe Exam Browser (SEB) clicando aqui ;
  • Ele pode ser instalado em celular com sistema IOS e computadores com sistema Windowns ou MacOs;
  • O acesso ao ambiente de prova deve ser feito a partir do SEB;

Caso algum aluno considere que terá dificuldade de acesso à internet/computador no dia agendado, sugerimos que avisem antecipadamente a coordenação de graduação para que possam reservar computadores nas dependências da FEMPAR (com instalação prévia do SEB) ou identificar a melhor estratégia que viabilize a participação de todos os alunos inscritos.

 

Para maiores esclarecimentos, a Coordenação do Curso realizará uma Roda de Conversa, para todos os estudantes entre o Coordenador do Curso, Prof. Dr. Luiz Martins Collaço e o acadêmico Henrique Bolzani no dia 22/09/2021, às 17h30.

 

Serviço

Teste de Progresso Nacional ABEM 2021

 

Roda de Conversa

Data: 22/09/2021 (quarta-feira)

Hora: Às 17h30

Link: clique aqui 

Número da reunião: 2622 567 4915

Senha: rodadeconversatp

 

Validação da Inscrição

Data: até 30/09/2021 (quinta-feira)

Link: clique aqui

 

Prova

Data: 06/10/2021 (quarta-feira)

Hora: Das 13h30 às 17h45

Instruções para a realização da Prova Online: clique aqui