Estudantes da FPMB fazem visita às obras do Drenar DF

As visitas têm como meta manter a turma engajada na aplicação prática dos conhecimentos compartilhados em sala de aula.

18.08.202314h19 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudantes da FPMB fazem visita às obras do Drenar DF

Os Estudantes da especialização Gestão de Infraestrutura e Governança da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) visitaram, no dia 26 de agosto, as obras do Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar DF). 

O programa tem como objetivo aliviar o acúmulo de água e trazer fluidez no escoamento das águas nas áreas centrais do DF. O projeto contempla a construção de 7,68 km de túneis, bem como 105 poços de visita (PVs).

A visita à obra é uma oportunidade para os estudantes da FPMB vivenciarem a construção de empreendimentos de infraestrutura. Esta iniciativa faz parte do escopo de atuação do curso de pós-graduação, que alia teoria e prática.

Para o coordenador adjunto da pós-graduação, professor Vinícius Resende, essa é uma oportunidade dos estudantes se aproximarem da realidade das obras que estão em andamento no Distrito Federal. “A teoria é fundamental para os estudantes compreenderem o universo da infraestrutura, mas é importante ir além e incorporar este conhecimento a atividade prática. Com o apoio do corpo docente, os alunos aproveitam a oportunidade para tirar dúvidas com os especialistas que vivenciam esta atividade na rotina profissional”, destaca Vinícius. 

Os alunos também já tiveram a oportunidade de conhecer a construção do túnel de Taguatinga, uma das maiores obras viárias do Brasil e que contou com o controle tecnológico da obra por meio dos Laboratórios de Engenharia Civil da faculdade.

De acordo com o diretor técnico da Terracap e estudante da pós de GIG, Hamilton Lourenço Filho, as visitas são importantes para a formação dos alunos, que podem verificar in loco os projetos e métodos construtivos, reforçando o aprendizado técnico.

Segundo Lourenço, desde o início das obras do Drenar DF, a Terracap tem realizado visitas semanais com públicos diferenciados, como representantes de governo, órgãos de controle, imprensa, estudantes, sindicatos, associações de empresas, comerciantes e população em geral.

“Sendo uma obra de escavação subterrânea, em que apenas os poços de visita estão ao alcance dos olhos da população, há enorme importância em realizar visitas periódicas, uma vez que divulga o projeto e os benefícios que ele trará para a população, além de multiplicar a informação”, afirma Lourenço.  

 

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde.  É uma das mantidas do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).  Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília).

 

Mais informações:

Bruno Saviotti 
bruno.saviotti@viveiros.com.br 
(61) 9 8598-6889

Mateus Lincoln 
mateus@viveiros.com.br
(61) 9 9524-6236