Por que jornalistas e comunicadores devem fazer uma pós-graduação?

Compartilhe nas Redes Sociais
Cursos de especialização do Mackenzie estão com inscrições abertas

21.07.2023 Universidade


Fazer um curso na área de Comunicação sempre oferece muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Se o profissional escolheu a área de jornalismo, são muitos caminhos a percorrer, basta pensar nas editorias de uma redação: economia, política, esportes, moda e beleza, internacional e muitas outras. 

Nos tempos atuais, o jornalista não pode ignorar a possibilidade de atuar em segmentos do setor de negócios, em empresas públicas ou privadas, para atuar com comunicação interna, comunicação integrada, relações públicas, produção de conteúdo, redação de roteiros e marketing, e muito mais.

Enfim, são muitas possibilidades de carreira que a área oferece. 

Nessa infinidade de opções, muitas vezes pode-se ficar desorientado quanto a qual caminho seguir. Ou ainda, se você está há tempos no mercado de trabalho, pode estar pensando em seguir uma nova possibilidade e habilidades. Para tudo isso, uma ótima resposta é fazer uma pós-graduação lato sensu.

Com um curso desse tipo, você se torna especialista em uma área específica dentro do campo da comunicação, ampliando seus horizontes de atuação e estando mais apto para atuar dentro de um nicho específico da comunicação. Além disso, o jornalista pode ampliar sua rede de contatos, acrescentando peso ao currículo e, assim, tornando-se mais capaz de conseguir uma vaga na área buscada.

Listamos alguns motivos para você, jornalista, fazer uma pós-graduação:

- Ampliação dos conhecimentos

Com um curso lato sensu você voltará a estudar, e o mercado de trabalho vê com ótimos olhos a atualização constante, que é um diferencial.

- Especialização

Mesmo que a especialização seja dentro da área de comunicação, o curso sempre terá uma área específica. Isso significa que o profissional sairá do curso especialista em um assunto, pois se aprofundará nos aspectos fundamentais de determinado tema.

- Networking

Ao fazer o curso, você estará em uma sala de aula repleta de colegas da área, entre alunos e professores que trabalham em instituições diversas. Isso significa que será uma oportunidade para ampliar seus contatos, que podem contribuir para o fortalecimento da sua carreira. 

- Avanço na carreira

Com a pós-graduação, seu currículo ficará mais interessante para recrutadores, o que te ajudará na obtenção de vaga ou realocação profissional. E ainda pode te auxiliar a conseguir a tão sonhada promoção.

- Mudança de área

Fazer uma pós-graduação não se limita à área de Comunicação. Isso significa que você pode fazer qualquer curso na área que deseja e pode buscar aplicar isso à sua carreira, seja para trocar de área, seja para alterar a editoria que cobre, ou ainda para ampliar seus conhecimentos. 

Conheça o MBA em Entretenimento e Mídia

Se você se interessou em fazer uma pós-graduação em uma instituição de ensino renomada, com professores altamente capacitados e uma infraestrutura moderna, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com inscrições para os cursos lato sensu. A pós-graduação em MBA em Entretenimento e Mídia é uma das formações que está com inscrições abertas. Todas as informações estão nesse link.

O curso tem como objetivo preparar profissionais para a atuação com comunicação e marketing no mercado do Entretenimento, capacitando-os a desenvolver projetos e negócios inovadores, bem como a produzir e promover conteúdo para patrocinadores e seu público-alvo.

A grade curricular foi montada pensando em apresentar o entretenimento como um ativo fundamental para o mundo dos negócios, a amplitude desse mercado, bem como as relações macro-ambientais e as informações estratégicas para a tomada de decisões nesta área. O profissional se tornará apto a compreender a teia que envolve segmentos variados da cultura, do lazer, das mídias e das tecnologias, e seu papel para fundamentar projetos e conectar setores estratégicos para negócios inovadores.

A formação é uma ótima oportunidade para que jornalistas e comunicadores possam compreender o funcionamento de aparatos culturais e ainda ampliar os conhecimentos da área de marketing.

Se interessou pelo curso? Faça agora mesmo sua inscrição. Basta clicar aqui. Tem interesse nessas e outras formações? Então confira a página da pós da UPM