Jornalista lança livro sobre primeira reitora mulher do Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais
Caneta tinteiro
Obra de autoria da mackenzista Louise Diório conta história de Esther de Figueiredo Ferraz

24.05.2021 Nossos Talentos


A jornalista e mestranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Louise Teixeira Diório, lançou o livro-reportagem biográfico Eternas falas de Esther de Figueiredo Ferraz, que conta a história da primeira mulher a comandar uma reitoria universitária na América Latina, no Mackenzie.

A obra foi produzida de modo independente e é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora. O livro, inclusive, lhe rendeu o Prêmio de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM e integra a lista dos melhores projetos de TCC apresentados no 2º semestre de 2019.

A ideia de produzir o livro surgiu no início de 2019, último ano de graduação de Louise em Jornalismo. Na época, a mackenzista fazia estágio no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM). “Antes de ingressar no CHCM, eu não fazia ideia de como era o acervo e a infinidade de temas que englobam a história do Mackenzie. Além disso, já cultivava o desejo de estudar mais a história das mulheres, sobretudo das mackenzistas”, destaca a jornalista.

Esther de Figueiredo Ferraz nasceu em São Paulo, em 1915. Foi uma figura de grande importância no país, uma mulher "pioneira, corajosa e destemida”, aponta Louise. Formada em Filosofia e Direito, Esther assumiu seu posto de reitora na UPM no ano de 1965. Ela também foi a primeira figura feminina a ocupar uma cadeira no Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Paulo e um ministério do país, o de Educação e Cultura, no período de 1982 e 1985.

Entre os aprendizados absorvidos durante a produção do livro, Louise destaca pontos primordiais na vida para a professora Esther: a valorização da família, o respeito à educação, o diálogo aberto para novas ideias, a solidariedade, a força e a feminilidade tenaz.

“Em primeiro lugar, publicar a biografia Eternas falas de Esther de Figueiredo Ferraz me fez valorizar ainda mais a história e as pessoas que vieram ao mundo antes de mim. Cada um de nós possui um valor especial, uma vocação e algo para oferecer de bom para a sociedade. Por isso, sinto-me privilegiada em poder narrar a trajetória de uma figura tão importante para a história das mulheres e, em especial, para a história do Mackenzie”, acrescenta a jornalista mackenzista. 

A versão digital do livro “Eternas Falas de Esther de Figueiredo Ferraz” está disponível no site da Amazon.