Estudo propõe drones inteligentes

Mack Pesquisa financia projeto inovador sobre comportamento de drones.

17.11.201619h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudo propõe drones inteligentes

Em fevereiro deste ano, o Laboratório de Computação Natural e Aprendizagem de Máquina, vinculado tanto à Faculdade de Computação e Informática (FCI) quanto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC), desenvolveu um projeto focado no desenvolvimento de algoritmos para navegação autônoma de drones.

Coordenada pelo professor Leandro Nunes, existe uma pesquisa no laboratório que estuda o comportamento coletivo em drones. “Buscamos fazer com que vários drones voem de maneira autônoma simultaneamente. Esse é um projeto do Mack Pesquisa, que começou em fevereiro de 2016 e vai até janeiro de 2018”, conta o professor.

O laboratório de computação natural se inspira na natureza para poder criar softwares, algoritmos computacionais inspirados em insetos e organismos vivos em geral, e nessa pesquisa olha-se para os insetos que voam, para os pássaros, tentando reproduzir os comportamentos dos bichos nos drones. Segundo o aluno do Mackenzie Carlos Cândido, formado pela FCI e doutorando do PPGEEC, “o drone é um assunto relevante no mundo todo, então é legal que se invista dentro da Universidade nesse tipo de tecnologia, colocando mais uma vez São Paulo e o Brasil na fronteira da inovação tecnológica”.

No dia 16 de novembro, aconteceu no campus Higienópolis uma filmagem para o History Channel sobre esse estudo, que vai ao ar a partir de dezembro.