Curso de Férias de Economia - 2020.2

14.08.202015h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Curso de Férias de Economia - 2020.2

 

Do dia 17 a 27 de agosto, o Mackenzie Rio irá oferecer de forma online, gratuita e aberta ao público, cursos da área de Economia. 

As aulas serão ministradas pelos mestres do Mackenzie Rio e abordarão diversos temas.

Inscreva-se clicando aqui.

Convide seus amigos(as) e colegas, mesmo que tenham estudado em outras faculdades, pois essas aulas de extensão são abertas para todos.

Não perca essa oportunidade. As vagas são limitadas!

 


PROGRAMAÇÃO:

•    17 e 18/08 - Segunda-feira e Terça-feira às 15:00 - Rio de Janeiro: Austeridade ou Inovação, Planejamento e Crescimento? – Com Glória Moraes. 
Ementa do curso: Apresentar a situação fiscal do ERJ e as políticas que apontam para a austeridade fiscal. Apresentar a vertente contrária, propositiva, que entende a saída para o ERJ é voltar -se para o planejamento e investimentos em áreas capazes de impulsionar o crescimento e o emprego.

•    18/08 – Terça-feira - 20:00 às 21:00 - Panorama de emissões no mercado de capitais brasileiro no primeiro semestre de 2020 – Com Eduardo Ichikava.
Ementa do curso: Apresentar o conjunto de emissões ocorridas no primeiro semestre de 2020 e uma análise do comportamento do mercado de capitais nacional.

•    18/08 - Terça-feira - 16h às 17:30h - Patentes de Medicamentos em tempos de pandemia – com Alexandra Barbosa.
Ementa do curso:  Entender o conceito de patentes e sua importância  para o desenvolvimento econômico, porém refletir sobre o direito do homem ao acesso a medicamentos como forma de direito à saúde em tempos de pandemia.

•    19/08 - Quarta-feira - 19h às 21h - Mercado de trabalho e crise pandêmica no Brasil: aspectos conjunturais e tendenciais – com Miguel Bruno. 
Ementa do curso: Analisar indicadores selecionados do mercado de trabalho brasileiro, no contexto dos efeitos contracionistas da Covid-19. Discutir perspectivas de superação dessa crise econômico-sanitária e de melhoria da ocupação e renda.

•    21/08 - Sexta-feira - 14h às 15h - Reforma Tributária: PEC 45/2019 – com Rubens Moura. 
Ementa do curso: O curso tem como proposta discutir a necessidade de uma reforma tributária e analisar as principais vantagens e desvantagens da PEC 45/2019 para a promoção do crescimento econômico brasileiro. 

•    24/08 - Segunda-feira - 19:00 às 21:00 h. - Recursos Básicos do QGIS – Com Michelle Nunes e Daniel d'El Rei (Diretor da HabitatGeo).
Ementa do curso: Compreender as ferramentas básicas do QGIS, desde a seleção à formatação de impressão.

•    25/08 – Terça-feira às 16:30 - Metodologia de composição de cenários para planejamento estratégico – com João Matos.
Ementa do curso: Conceituação geral de planejamento estratégico. Apresentação das diferentes escolas de planejamento estratégico. Desenvolvimento de técnicas de análise multicritério e de construção de cenários. Análise do ambiente e do poder. Identificação de meios disponíveis e potenciais. Desenvolvimento de ações e formulações estratégicas. Análise de fatos portadores de futuro, eventos futuros. Desenvolvimento e composição de cenários. Elaboração de estratégicas, implementação, gestão e controle.


•    27/08 – Quinta-feira - 17h às 18:00h - Economia Azul – com Nayara Cardoso.
Ementa do curso: Trata-se de compreender o conceito de economia azul e  trazer reflexões sobre a contribuição dos oceanos à economia e a necessidade de garantir a sustentabilidade ambiental e ecológica dos espaços marítimos. Apresenta-se o desafio para  a implantação de modelos de atividade econômica em arranjos produtivos (clusters), os quais podem servir como mecanismos catalisadores do desenvolvimento, constituídos por atores da cadeia produtiva relacionada às atividades no mar. A Economia Azul vai além da Economia Globalizada e da Economia Verde. Torna-se necessário conhecer este modelo de negócios competitivo e que está relacionado a inúmeras atividades que movimentam a economia.