Terceiro episódio do MackCast aborda entraves e soluções para o relacionamento jurídico internacional brasileiro

MackCast #003 recebe pesquisadoras do Direito para conversar sobre o espaço de atuação da justiça nacional em outros países. A íntegra do episódio está disponível no Spotify.

18.11.202119h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Terceiro episódio do MackCast aborda entraves e soluções para o relacionamento jurídico internacional brasileiro

O Direito Internacional Privado e as Tecnologias da Informação serão o tema do novo episódio do MackCast, Podcast Jurídico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) disponibilizado quinzenalmente no canal oficial da instituição no Spotify. O programa destaca as facilidades e a importância da cooperação jurídica internacional, discutindo, por exemplo, os mecanismos e protocolos judiciais para a cobrança de pensão alimentícia no exterior e a resolução de outros litígios que atravessam as fronteiras nacionais.

 

As professoras Inez Lopes, mestre e doutora em Direito Internacional, coordenadora do Grupo de Estudos em Direito Internacional Privado, Comércio Internacional e Direitos Humanos (GDIP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Gracemerce Camboim, mestre em Comércio Exterior e Relações Internacionais,  doutoranda em Direito na Universidade de Brasília (UnB), advogada e professora da FPMB conduzem a conversa, que foi ao ar na sexta-feira (12)

 

O diálogo circula também, entre outros tópicos, sobre os métodos de solução dos litígios transnacionais, quais as ferramentas utilizadas nas cooperações jurídicas internacionais e qual a realidade do Brasil no cenário internacional em determinados assuntos após as criações das Autoridades Centrais. 

 

“Visualizamos na prática o quanto a utilização das tecnologias da informação para a cooperação jurídica internacional tem sido cada vez mais frequente entre os Estado e as Autoridades que operacionalizam os pedidos de cooperação internacional. Constatamos que o acesso à justiça transnacional  é um direito fundamental e o uso dessas tecnologias contribui para o desenvolvimento de uma prestação jurídica transfronteiriça efetiva”, explicou a professora Gracemerce.

 

MackCast

 

O Podcast nasceu no segundo semestre de 2021, dando continuidade à proposta da FPMB de conversar com a comunidade sobre questões importantes para o desenvolvimento social, econômico e jurídico do País. Os episódios serão conduzidos por professores da instituição, com a presença eventual de convidados renomados do mercado de trabalho e da academia, para explorar os temas mais importantes e atuais do universo jurídico.

 

O objetivo da atração, que terá 6 episódios em sua primeira temporada, será não só sanar dúvidas sobre os assuntos mais recentes ou ainda pouco discutidos pela opinião pública, como também destacar as questões mais relevantes para o cotidiano das empresas, dos governos e da sociedade como um todo. Um bate papo orgânico, leve e com uma linguagem simples, visando também acolher ouvintes que não têm intimidade com os títulos abordados, mas são impactados diretamente ou indiretamente pelos temas -- ou simplesmente são curiosos pelas discussões.

 

“O diálogo e a troca de informação são duas das ferramentas mais caras da atualidade, justamente pelo potencial para, juntas, guiarem empresas, governos e a sociedade pelos caminhos mais assertivos nos momentos de tomada de decisão. Ambos os instrumentos estão na espinha dorsal do projeto educacional da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, que tem pensado não apenas no que acontece em sala de aula, mas também em como ampliar seu rol de contribuições para a sociedade. O MackCast é um dos itens dessa lista”, explicou o diretor da FPMB, professor Mac Cartaxo.

 

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

 

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.

 

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura Empreendedora e inovadora. Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

---

 

Mackenzie Brasília
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

--

Assessoria de Comunicação

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521-9398 | (61) 98623-2599