Laboratório de Práticas Interdisciplinares prepara profissionais de excelência no curso de Administração do Mackenzie Brasília

Componente curricular diferencia graduação mackenzista no Distrito Federal, aliando teoria, prática e valores durante toda a jornada acadêmica dos alunos

11.12.201916h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Laboratório de Práticas Interdisciplinares prepara profissionais de excelência no curso de Administração do Mackenzie Brasília

Aproximar o aluno do mercado de trabalho é uma das premissas da metodologia de ensino aplicada aos cursos superiores ministrados na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB). Nesse quesito, o Laboratório de Práticas Interdisciplinares é um atrativo importante do curso de Administração da FPMB, sendo um dos principais responsáveis por diferenciar a graduação mackenzista no mercado de educação da Capital Federal. “O Laboratório integra todas as matérias e oferece uma visão mais holística ao aluno. Visão que envolve não só o ponto de vista de uma empresa, sob a ótica contábil ou administrativa, mas também uma perspectiva externa, de mercado, da qual ela faz parte e ao qual está integrada”, comenta o professor Alex Fabiane, coordenador e professor do curso.

 

O Laboratório de Práticas Interdisciplinares é um componente curricular presente na vida acadêmica dos alunos do segundo ao sétimo semestre, na FPMB. A ideia é que as aulas integrem todos os componentes já visitados pelos mackenzistas e os que eles estão estudando no período vigente. Quando os graduandos iniciam o Laboratório, por exemplo, eles conectam os conteúdos do primeiro semestre com os do segundo e começam um processo de construção macro do conhecimento apreendido até aquele ponto. “No contexto metodológico de construção de conhecimento é como se ele estivesse construindo uma parede em que vai colocando cada tijolo em seu lugar. E esse Laboratório vai integrando esses tijolos, como se eles fossem uma parede completa. Eu perco a noção da unidade e começo a olhar o conjunto como um todo”, explicou o professor. 

 

Ao mesmo tempo em que se empenham nessa edificação conceitual, os alunos já aplicam todo o arcabouço teórico assimilado em atividades práticas que os aproximam da experiência como profissionais da área. “Então, no segundo semestre, eles já trabalharam o planejamento estratégico de uma empresa. E o que é interessante é que esse Laboratório permite aos alunos desenvolverem um projeto de parceria com entidades carentes associando os valores que a faculdade preza com o desenvolvimento intelectual”, completou o docente. Nesse formato, a proposta do componente se alia perfeitamente ao modelo pedagógico do Mackenzie, o CHAVE (Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valores e Experimentação). “E o grande diferencial nosso, nesse caso do Laboratório, são os valores e a experimentação. No Laboratório eles têm essa oportunidade para conciliar os valores que a faculdade estimula, assim como a experimentação, colocando a mão na massa”, acrescentou Fabiane. 

 

Segundo ele, o Laboratório diferencia o curso de Administração do Mackenzie dos demais, ofertados em outras Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, por oferecer ao aluno, logo no primeiro ano de Faculdade, uma experiência que ele só viveria no sétimo semestre, caso optasse por estudar em outro lugar. Desenvolveria a prática após ter adquirido uma bagagem conceitual. “E por que o nosso curso de administração é diferenciado? Porque o aluno já vai desenvolver a experimentação, testar os próprios limites, as carências de conhecimento, para que ele possa se aperfeiçoar no semestre seguinte, sempre agregando”, comentou.

 

A ideia central é que o aluno deixe de ser um espectador e se torne um protagonista do processo educacional. A metodologia da Faculdade, aplicada ao Laboratório de Práticas Interdisciplinares e a outros componentes curriculares, estimula os mackenzistas a desenvolverem a capacidade de tomar decisões assertivas e eficientes. E isso se inicia inclusive antes da sala de aula, nos professores, que são doutores e mestres com experiência no mercado de trabalho, público e privado, e que sabem como guiar os alunos durante todo o período acadêmico, para que se tornem profissionais de excelência. 

 

“Por isso, quando um aluno nosso, desde o segundo semestre, vai para uma entrevista de estágio ele já se mostra diferenciado no primeiro momento. Ele já foi preparado dentro da Faculdade para o mercado, então ele se sobressai naturalmente. Isso faz com que haja uma aproximação do aluno com o mercado de trabalho. Entre os nossos alunos do curso de administração, 90% já estavam estagiando no segundo semestre do curso. Isso fez com que eles se envolvessem melhor com o mercado de trabalho nos anos seguintes”, concluiu o coordenador. 

 

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Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

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Rafael Querrer 

rafael.querrer@viveiros.com.br

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