Iniciativa do Mackenzie Brasília promove a reflexão crítica sobre as questões que segregam muitos povos ao redor do globo

Mackenzistas são incentivados a compreender a realidade de quem acaba sendo obrigado a deixar sua terra natal

22.05.202310h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Iniciativa do Mackenzie Brasília promove a reflexão crítica sobre as questões que segregam muitos povos ao redor do globo

Brasília, 22 de maio de 2023 - Entre os dias 27 de abril e 3 de maio, os estudantes do terceiro ano do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília apresentaram o “Um Mundo de Muros”. O projeto tem como objetivo trazer ao debate a situação de cidadãos impedidos de continuar em seu país ou de se refugiar em outras nações.

A proposta foi idealizada e realizada pelos próprios estudantes e teve o conteúdo baseado no estudo das tantas divisas que separam, física e socialmente, populações estrangeiras ou até dentro de um mesmo país. Como descreve Giovanna Cristina, 17, do 3º ano “A”.

“Muito além do que apenas conhecer os muros existentes ao redor do mundo e as histórias que por eles passam, aprendi também que existem inúmeras barreiras invisíveis aos olhos e que estão em todos os lugares, segregando ainda mais as pessoas”, contou ela.

A estudante apresentou, junto de seu grupo, uma pesquisa sobre a fronteira entre os Estados Unidos e o México e as consequências dessa separação, uma das mais emblemáticas do mundo e que evidencia as diferenças sociais entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

Ela continua, afirmando que “os muros, sejam eles tangíveis ou não, dividem não somente um território de outro, mas também escondem diferentes realidades, dificultam o cotidiano de trabalhadores, prejudicam famílias e promovem o discursos extremistas, como o racismo e a xenofobia”.

O objetivo principal do programa é potencializar o dinamismo da percepção crítica dos alunos a partir de competências e habilidades voltadas à realidade social e à geopolítica contemporânea.

Foram abordados ainda nos trabalhos dos alunos, outras regiões do globo e seus respectivos problemas sociais. Como é o caso do grupo de Artur Linhares, 17, que falou sobre a problemática existente em torno do Muro da Cisjordânia e os conflitos entre israelitas e palestinos.

Sobre a contribuição acadêmica do projeto, o mackenzista, que também faz parte da turma do 3º ano “A”, contou que, “além da formação teórica, a atividade influenciou positivamente no conhecimento humano dos jovens por conectar os participantes com conjunturas reais de outros lugares do mundo, proporcionando experiências que serão levadas para a vida”.

A iniciativa consiste na realização de diversas atividades que puderam acontecer a partir da produção de maquetes, vídeos, slides, dramatização e até mesmo na idealização de textos analíticos e entrevistas que evidenciaram o potencial dos educandos do CPMB.

Pelo sucesso e grande repercussão da edição realizada neste semestre, as expectativas dos educadores que coordenaram o “Um Mundo de Muros” é que o projeto ganhe um fôlego maior nas próximas edições, já que docentes de outras disciplinas se mostraram interessados no projeto.

O Um Mundo de Muros é um projeto interdisciplinar e contou com a orientação do seguintes professores: Alessandra Seixas - Gramática, Allyson César - Geografia, Isaac Marra - História, Junio Souza - Filosofia, Keyla Celestino - Literatura, Roberta Savana - Redação, Roger Lemos - Sociologia, Sipaúba Junior - Ensino Religioso.

 

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Mais informações:

Bruno Saviotti
bruno.saviotti@viveiros.com.br
(61) 98598 6889

Mateus Lincoln
mateus@viveiros.com.br
(61) 9 9524-6236