Mackenzista brasiliense é destaque na natação brasileira

Jovem atleta estreou na seleção brasileira juvenil com 4 medalhas de ouro e 3 de prata

25.10.202314h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzista brasiliense é destaque na natação brasileira

Com apenas 14 anos, Pedro Henrique Neves Moreira, um jovem talento na natação, considera o esporte como um presente que lhe foi entregue precocemente. Desde o seu primeiro ano de vida, ele já estava mergulhando nas piscinas, uma paixão que floresceu com o tempo. Inicialmente foi encorajado por seus pais como uma maneira de adquirir habilidades variadas e, com o tempo, Pedro acabou se apaixonando pelo esporte, que agora se integra à rotina de estudos no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB).

"Desde que tenho memória, sempre nadei. Por volta dos meus seis ou sete anos, comecei a competir. Fui me destacando e percebendo que era isso que eu queria na minha vida."

No entanto, o jovem nadador enfrentou uma série de desafios que são frutos de sua dedicação ao esporte. Isso inclui treinamento árduo, foco e disciplina, além de renúncias típicas da vida social de adolescente. A maior parte desses momentos sociais é deixada de lado para que ele possa se concentrar nos treinos.

A rotina é intensa, uma vez que Pedro não só estuda, mas também treina diariamente, inclusive aos fins de semana. Como incentivo, o jovem conta com o apoio de uma equipe de profissionais, incluindo fisioterapeutas, massoterapeutas e psicólogos, que contribuem para o seu desenvolvimento como atleta e sua preparação para as competições. 

"O esporte ocupa boa parte do meu tempo, mas, graças a Deus, consigo conciliá-lo bem com os estudos. Nunca tive problemas com notas, e recebo um valoroso suporte do Mackenzie de Brasília", enfatiza o atleta. 

Pedro é bolsista no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), que investe de forma substancial no esporte na capital federal, especialmente nas modalidades aquáticas. A instituição compreende as demandas de um atleta, que incluem viagens e compromissos fora de Brasília e oferece apoio. "O Mackenzie valoriza o esporte, e os professores compreendem bem o meu processo, assim como a coordenação. A assistência e o amparo com os quais eles me presenteiam são pontos positivos que agregam ao meu desempenho”, destaca. 

Apesar da idade, com apenas 14 anos (completará 15 anos em dezembro), ele já conquistou inúmeras medalhas, grandes prêmios e experiências valiosas. A quantidade de condecorações que ele acumulou é tamanha que há até certa dificuldade para somar todas. "Tenho algumas pratas e bronzes, mas preciso parar para contar tudo”, comenta.  

Para Pedro, a natação é um esporte repleto de desafios e reviravoltas, e aprender a lidar com as derrotas é fundamental para o crescimento. Em algumas competições, ele não começou bem, mas conseguiu mudar o rumo e subir ao pódio. Segundo ele, às vezes, não se destaca em uma prova, mas consegue reverter a situação em outras.

Nesse sentido, dois momentos marcantes em sua carreira foram o Campeonato Brasileiro de 2023 em Uberlândia e o Troféu Chico Piscina em 2022. Foram competições nas quais enfrentou dificuldades iniciais, mas conseguiu superá-las e surpreender a todos, inclusive a si mesmo. Ele recorda: "Foram provas desafiadoras, que não tiveram o início que eu esperava. Realmente, foi marcante conseguir transformar a situação”.

Com 21 títulos nacionais - 15 ouros, quatro pratas e dois bronzes -  além de 17 recordes do campeonato do Centro-Oeste, Pedro é um exemplo de um sucesso conquistado precocemente.

Pedro já teve o privilégio de ser convocado para a seleção brasileira duas vezes em 2023, uma para o Mundial Escolar, realizado no Rio de Janeiro, e outra para o Sul-Americano na Argentina, competição em que ganhou quatro ouros e três pratas. Pela Seleção Brasileura Estudantil, ele conquistou duas medalhas de ouro e quatro de prata. 

Em 2021, ele foi considerado o melhor atleta infantil do Brasil e acumula outros prêmios nacionais e internacionais. Graças ao esporte, ele teve a oportunidade de conhecer diversos países e praticamente todos os estados do Brasil.

Apesar de sua juventude, Pedro se considera maduro para o esporte e está determinado a continuar aprendendo. "Já enfrentei muitos desafios e superações, o que moldou minha mentalidade. Com o tempo, aprendi a competir como atleta e a lidar com a adversidade em todas as suas formas”. 

Para o atleta, a determinação e a disciplina são cruciais para os jovens aspirantes no mundo do esporte. Reconhece que é uma jornada difícil, mas também gratificante. Ele compartilha uma dica valiosa: "É uma vida muito boa, que proporciona saúde, metas, valores, amizades e inúmeras oportunidades. Minha dica é se concentrar plenamente, e, cedo ou tarde, o sucesso virá, queira você ou não."