Atletas mackenzistas entram para a Seleção Brasileira de Nado Artístico

Time treinado pela técnica Simone Formiga fecha 2019 com resultado impressionante na Seletiva Nacional. Ana Clara Machado, de apenas 14 anos, e Vitória Diegues vestirão a camisa do Brasil em dois torneios internacionais

11.12.201916h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Atletas mackenzistas entram para a Seleção Brasileira de Nado Artístico

As mackenzistas Ana Clara Machado (14) e Vitória Diegues (16) representarão o Brasil em duas competições internacionais de Nado Sincronizado, no próximo ano. As atletas foram aprovadas na Seletiva Nacional, ocorrida de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Parque Aquático Maria Lenk, que integra o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, na Barra da Tijuca (RJ). Ambas comporão o time júnior (16 a 18 anos) do Brasil no Campeonato Sul Americano Categoria Absoluto de Nado Artístico, em Buenos Aires, e no 17º Campeonato Mundial Júnior de Nado Artístico (FINA), ainda sem local marcado.

 

Ana Clara, que completou 14 anos de vida em outubro, portanto ainda na faixa etária juvenil (13 a 15 anos), será a atleta mais nova da equipe. O desempenho da nadadora foi considerado surpreendente pelo corpo técnico da competição. “Fico muito grata e orgulhosa do resultado, porque foi mais uma prova em que o meu esforço e o das pessoas que me apoiam valeu a pena. Agradeço a todos que me apoiaram esse ano, como o Mackenzie, minha família, os amigos e a todos os profissionais que me ajudam a crescer como atleta e como pessoa. Acho que agora é continuar treinando para conseguir representar o meu país e o Mackenzie em uma competição tão importante que é o mundial”, comentou após conhecer o resultado.

 

Foram 30 atletas disputando posição entre as juniores e 28 entre as nadadoras sênior, durante a Seletiva. As médias de idade das competidoras eram 15 anos e 18 anos, respectivamente, em cada grupo. Vitoriosas nessa concorrência, as mackenzistas passarão, agora, por uma bateria de treinamentos e testes na Seleção Brasileira. O intuito é a definição da escalação para as competições agendadas. “Foi uma experiência divertida e de muita aprendizagem. Me sinto muito alegre por ter conseguido alcançar esse tão sonhado objetivo e com sensação de recompensa por todo esforço e  foco, apesar de saber que sempre podemos ter melhores resultados”, acrescentou Vitória Diegues. “Nós treinamos muito, dentro e fora da água, além de termos recebido ajuda nutricional e psicológica. Agora, é continuar treinando para melhorar ainda mais tecnicamente e alcançar melhores resultados”, concluiu. 

 

Embaladas

 

Outras duas atletas representaram o Mackenzie Brasília na Seletiva, Jullya Costa Magalhães, que completa 18 ainda neste ano, e tentou a categoria sênior, e Catarina Ribeiro Botelho de Sousa Troncha, de 16 anos, que lutou por espaços nas seleções juvenil e sênior. O Colégio chegou à Seletiva mirando alto, após um ano de conquistas importantes, dentro e fora do Brasil. Em abril, de 1 a 4, no Sul Americano, realizado em Iquique, no Chile, Ana Clara Lobato (1º lugar na rotina combinada), Claudiane Letícia (1º lugar na equipe técnica) e Jullya Magalhães (1º lugar na rotina combinada) garantiram um começo de temporada bastante positivo. No 4º São Paulo Open 2019, organizado na capital paulista, nos dias 28, 29 e 30 de junho, o Mackenzie Brasília ficou em 1º lugar nas categorias infantil/juvenil principiante e júnior principiante, dando continuidade à trajetória vitoriosa.

 

Vitória Diegues também subiu ao pódio em um dos torneios mais importantes do mundo, o Pan Americano UANA, que em 2019 foi sediado em Windsor, no Canadá, entre os dias 19 e 24 de agosto. A mackenzista ficou em 3º lugar no Solo Livre. Voltando para a América do Sul, o time enfrentou outro grande desafio no 8º Argentina Open, em Buenos Aires, ocorrido de 29 de outubro a 2 de novembro. Ana Clara Machado ficou em 2º lugar na Rotina, já na categoria juvenil. Yasmin Chaves ainda garantiu o bronze no Solo Livre categoria junior. 

 

“Estamos felizes e realizadas com o resultado da seletiva, sensação de dever cumprido. As meninas nos surpreenderam e mandaram muito bem no teste físico. No de flexibilidade e antropométrico, alcançaram nota máxima. E agora é trabalhar dentro da seleção a parte de coreografia”, disse a professora de Educação Física e técnica da equipe de Nado Sincronizado do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília, Simone Formiga. “Acredito que estamos em uma crescente no melhoramento técnico e, consequentemente, estamos quebrando hegemonias de resultados”, completou.

 

--

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

--

Rafael Querrer 

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098