2018 - Lilian Vitorino da Silva - Engenharia Civil


Me chamo Lilian Vitorino da Silva, sou estudante de Engenharia Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie e estou atualmente cursando engenharia no Instituto Politécnico do Porto, Portugal, pelo período de um ano.

A oportunidade de estudar fora tem sido extremamente enriquecedora, não somente no aspecto estudantil, como também pessoal. A experiência nos proporciona novas vivências, novas amizades e novas conquistas que agregam para além do estudo diferenciado que cá nos é oferecido.

Por hora tudo tem ocorrido bem, alguns dias são mais difíceis que outros porque estamos muito longe de casa. No entanto, as novas descobertas diárias e as viagens acabam por equilibrar a balança no final.

Pontos principais do meu intercâmbio até então:

  • Estar aberto a novas culturas em todos os aspectos é extremamente necessário para se fazer amizade.
  • Aproveitar a oportunidade de estar em outro continente e conhecer o máximo de lugares possíveis.
  • Escolher matérias diferentes das que são ofertadas no Brasil, afim de ampliar o leque de opções ao entrar no mercado de trabalho.
  • A vida longe de casa é intensa, várias vezes temos dúvidas e nos questionamos se é realmente isso que queremos e até que ponto tudo isto vale a pena.
  • De todos os países, Portugal é o que mais se assemelha ao Brasil, não só pela língua, mas também pela comida, costumes... O que acaba facilitando muito a mudança. 
  • Passar pelas dificuldades nos faz perceber que somos capazes de realizar coisas que antes pensávamos ser impossíveis. Ter esta percepção nos mostra o quão capaz somos.
Compartilhe nas Redes Sociais