Responsabilidade Social

Programa SER SOCIAL do Mackenzie realiza Expedição Amazon Vida

Iniciativa promove cuidado, aprendizado e solidariedade as comunidades ribeirinhas

16.07.202514h02 Jullia Oliveira, sob supervisão de Camila Lippi

Compartilhe nas Redes Sociais

Programa SER SOCIAL do Mackenzie realiza Expedição Amazon Vida

Entre belezas naturais e desafios sociais O Projeto Amazon Vida - Expedição FEMPAR é uma cooperação do programa SER SOCIAL (Serviço Estudantil de Responsabilidade Social) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), realizado entre os dias 28 de junho e 05 de julho, levando saúde, amor e conhecimento às comunidades ribeirinhas da Amazônia.   

O Amazon Vida é uma expedição multidisciplinar promovida anualmente pela Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF/DIFIN) do Mackenzie em parceria com a FEMPAR, tendo como objetivo proporcionar um intercâmbio socioeducacional com foco em ações humanitárias. A expedição alia teoria e prática acadêmica a serviço da Amazônia, promovendo cuidado, aprendizado e transformação social em contextos de alta vulnerabilidade.  

O programa acontece a bordo do barco-hospital J.J. Mesquita, equipado com consultórios de saúde e infraestrutura para os voluntários. As atividades são realizadas tanto no barco quanto em espaços nas comunidades Vila do Jacaré e Vila do Cuia, como escolas, centros comunitários e igreja local.   

Com atendimentos médicos no barco, visitas domiciliares e ações de educação em saúde, os voluntários ofereceram mais do que consultas: levaram acolhimento, escuta e dignidade. As atividades incluíram palestras educativas, momentos de recreação com as crianças e muito aprendizado entre os próprios participantes.  

A expedição contou docentes e discentes da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), equipe técnica e de apoio da GERSF Mackenzie, além de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais e voluntários engajados com a causa social.  

“A vivência proporcionada por essa ação transformadora trouxe um aprendizado significativo para todos os envolvidos. A experiência permitiu o contato direto com a realidade de um dos estados mais belos do país”, destacou Luiz Antônio de Sá, docente da FEMPAR, que reforça: “Foi satisfatória a maneira como fomos recebidos pela população: com grande alegria, emoção e gratidão”. 

Essa percepção também foi compartilhada por Welen Carro Gonzaga, funcionário da GERSF, que destacou que foi gratificante participar do Projeto Amazon Vida com os alunos da FEMPAR. “A Amazônia é muito diferente da minha realidade urbana — ela não é uma ‘floresta de concreto e aço’.  Além disso, foi um privilégio testemunhar o cuidado, o carinho e a dedicação dos alunos com seus pacientes, assim como o acolhimento, a gentileza e o afeto que recebemos dos ribeirinhos”. 

Antes do início das atividades, parte dos alunos chegaram no sábado e tiveram a chance de conhecer o Teatro Amazonas, o centro histórico de Manaus e experimentar os famosos e diferentes sucos regionais. Já no domingo, o grupo participou de um dia de imersão cultural, com visita a uma tribo indígena, nado com os botos e o deslumbrante passeio pelo encontro das águas entre os rios Negro e Solimões.  

“Participar do Projeto Amazon Vida foi uma das vivências mais transformadoras da minha trajetória acadêmica e pessoal. Ter a oportunidade de atuar como voluntária nas comunidades ribeirinhas, levando não apenas assistência em saúde, mas também acolhimento, escuta e dignidade, foi incrível”, disse a aluna da FEMPAR, Rafaela Yumi Teixeira Tabuti. 

Para o também aluno da FEMPAR, Antonio Grebogi Neto, "é difícil descrever em palavras o que vivemos na Amazônia. Acredito que quando fazemos um trabalho comunitário podemos ser instrumentos da obra de Deus na vida das pessoas as quais ajudamos, porém na Amazônia percebi que eles também foram instrumentos da obra de Deus em nossas vidas".