2009 - Cássio Nagle Callegari

Vamos lá!

(É um longo texto, mas acho que vale a pena ler).

-

Minha vida em Toledo, Espanha... Tudo começou em uma palestra que vi no curso de Educação Física, onde uma antiga aluna foi de intercambio a UCLM, e desde esse dia surgiu meu interesse de realizar essa aventura, e por causa dela que me motivou a escolha da faculdade e do país, além de aprender a cultura de outro país.

-

A partir daí a busca de informações, processo seletivo ACOI, passei, espera da carta de aceitação da faculdade, pra quem vai pra UCLM, não se preocupem, ela chega sim. O visto é burocrático, porém nada muito difícil, precisa ter paciência mais que tudo.

-

O processo seletivo da ACOI é bem simples, é somente entregar o que eles estão pedindo e esperar, o pessoal que gerencia a ACOI são super atenciosos e sempre estão esclarecendo duvidas e ajudando nesse processo.

-

Visto espanhol, precisa de uma série de documentos, se o período for um ano, mais ainda, o problema são dois documentos; Certificados de Antecedentes criminais e atestado médico, traduzido por tradutor juramentado e legalizado via diplomacia, não é difícil fazer isso, no entanto é um processo que leva tempo, primeiramente precisa obter esses documentos, reconhecer firma desses dois documentos, se o Certificado de antecedentes criminais for feito pela internet, reconhecer em cartório, depois disso, mandar para MRE para legalizar via diplomática, e depois ir ao consulado para eles legalizarem, então depois levar para a interprete juramentada fazer a tradução; mas isso é só pra quem fica com mais de 6 meses, é burocrático, porém não é difícil.

-

Pontos positivos do país:

- Facilidade do aprendizado da língua
- Clima
- Custo de vida (Toledo)
 - Cultura
- Aeroporto perto (Toledo)

-

Da faculdade:

- Em geral os professores levam em conta o fato de você ser estrangeiro
- Cursos grátis
- Pouca burocracia, ou seja, uma conversa com o professor e ele muda o dia da sua prova, ajuda em trabalhos.
- As pessoas da faculdade são receptivas
- Muitos estudantes estrangeiros, o qual vão ser seus amigos.

-

As provas lá são somente no final do semestre, uma só, e vários trabalhos ao decorrer do semestre, importante não deixar de fazer nenhum. o enfoque da aula é bem diferente ao Mackenzie, foca muito a prática, ao saber fazer, não a ensinar, é diferente, é preciso se adaptar a isso, não é mais difícil, nem mais fácil, porém, diferente, eu particularmente não gostei. Alguns professores fazem a prova somente para estrangeiros, outros não. Aconselho falar com algum estudante espanhol ou comigo e perguntar quais são as matérias difíceis, as mais fáceis, não adianta você pegar uma matéria, como filosofia II, ou sociologia, que dificilmente irá passar, não por você não estudar, simplesmente é saber como fazer a prova, e tem professores que não levam em conta o fato de você ser de outro país, e outros sim. Eu e outros 7 estrangeiros cursamos “Acitividad Física Adaptada” e somente um passou.

-

Os estudantes espanhóis não ligam muito pra você não, é preciso conquistá-los, depois de uns dois, três meses que eles começam a se enturmar e te ajudar, não é por maldade, parece que é uma desconfiança, mas amizades lá não vão ser o que vai falar, por parte dos outros estrangeiros, onde se forma uma nova família, que fará muito falta depois e deixar uma saudade imensa.         

-

Ao se obter tudo, vamos em busca da passagem de avião, recomendo ir em uma agência de intercâmbio para poder obter a passagem de estudante, que é relativamente mais barata, muitas pessoas vão direto ao pais escolhido, mas recomendo comprar uma passagem com conexão, onde será possível fazer um STOP na conexão e conhecer o país por três noites, ou o quanto queira, se for fazer isso, busque um país que seja 'longe" de onde vai ficar, pois futuramente se quiser ir conhecer, as passagens são mais caras.

-

Viver em Toledo não é caro, em uma casa de quatro quartos, três banheiros, para cinco pessoas, eu pagava 185 euros de aluguel, quarto próprio e banheiro divido em 2, muito boa a casa, perto da faculdade, mas "longe" do campus de Educação Física, 25 minutos a pé. Em relação à alimentação acho que uns 120 euros mensais são suficientes, energia e água, média de 60 euros ao mês, já chegou conta de 10 euros por mês para cinco pessoas, e já chegou conta de 200 euros, ou seja, uns 400 euros você vive, mas vai de você, se vai viajar, sair. As baladas são gratuitas, mas são sempre as mesmas!

-

Agora se você quer viver sem economizar, viajar, sair e aproveitar mais aconselho uns 600, 700 euros por mês, nessa quantia estou incluindo, passagem de avião, albergues, compras de roupas, tênis e outras coisas mais, se você pretende viajar de forma barata aconselho a conhecer esses 3 sites, www.couchsurfing.org; de hospedagem;  www.ryanair.com e www.easyjet.com; as duas últimas de passagem de avião. Acho que é isso, não hesite em contatar-me para qualquer dúvida, de visto e principalmente de viagens, viajei MUITO! Tenho inúmeras dicas que podem te economizar dinheiro,

-

Meu email: cassiocallegari@hotmail.com

-

Se você está com dúvida de ir ou não ir, não pense, vá!!! Não vai se formar com seus amigos? Não é nada comparado com o que você vai viver lá, com o CV que você irá possuir depois, as viagens, os perrengues, semestre que vem estou de novo nesse processo seletivo, rumo aos USA, México ou Moçambique.



Espero ter ajudado e boa viagem;

Cássio Callegari