2007 - Taciana Lopes Duarte - Ciências Econômicas

-

A primeira providência que tomei quando decidi vir para os Estados Unidos foi marcar o visto. Separei toda a documentação sugerida pela embaixada. A minha entrevista foi bem rápida e em inglês. O entrevistador só pediu a documentação de imigração enviada pela faculdade daqui (DSC 1920).

-

Cheguei ao Aeroporto de Joplin, que é o Aeroporto mais próximo da cidade, sendo que dois estudantes foram me buscar lá e me levaram até o dormitório.
A Faculdade é bem preparada para receber estudantes internacionais, sendo que alguns estudantes são responsáveis em ajudar no processo de matrícula, abertura de conta no banco e burocracias em geral. Assim que cheguei aqui, tive que fazer o teste de tuberculose, que e o pré-requisito para iniciar as aulas.

-

A matrícula foi tranqüila. Cada aluno tem um tutor aqui, que é responsável por ajudar na escolha das matérias a serem cursadas. Fui matriculada em 5 matérias, o quê corresponde a 15 créditos. Em cada disciplina fiz uma média de 4 provas mais os exames finais, os quais englobam toda a matéria. A maioria dos professores dá tarefa para casa, projetos e exercícios em sala de aula que valem ponto, o que ajuda na nota final.

-

No início tive um pouco de dificuldade com o idioma, mas não interferiu no meu desempenho acadêmico. Os professores foram solícitos comigo, sempre me ajudaram quando precisei. Aqui, mesmo sendo em outra língua, eu achei o nível de dificuldade bem menor que no Mackenzie.

-

Eu estou no dormitório da Faculdade porque não pude reincidir o contrato, mas morar fora do campus é mais barato, principalmente se você for morar com alguém que já tem os móveis e, mesmo que não tenha, aqui se consegue muita doação e tem o Exército da Salvação que você pode comprar coisas bem baratas.

-

No dormitório, a recepção foi ótima, cada andar tem um assistente que nos ajuda a esclarecer dúvidas, interação e outros. No dormitório, tem duas camas, um armário grande, duas escrivaninhas, duas entradas para telefone, net e uma para TV.

-

Quando cheguei aqui a adaptação com relação ao clima foi difícil, nevou muito, estava muito frio, por volta de -5ºC, o chão era puro gelo. Tinha que tomar cuidado para andar porque era extremamente escorregadio, os tombos foram inevitáveis.

-

Apesar do frio, em todos os lugares tem aquecedor o que torna menos sofrível a temperatura. Com relação ao custo, aqui é muito variável, porque depende do tempo que vai ficar aqui, do lugar que vai morar, se vai fazer plano de alimentação.

-

Para ficar no dormitório, no Spring Program, eu paguei U$1800,00, com direito a gastar U$300,00 no restaurante da Faculdade. Plano de saúde, aqui, é obrigatório, pode ser o da faculdade ou um que tenha cobertura internacional. Eu paguei U$520,00 referentes ao Spring e Summer Programs.

-

Esses são os gastos maiores, tirando esses gasta-se com lavanderia, U$1,50 para lavar e secar, o ônibus de ida e volta por U$1,00, mas este não funciona de sábado e domingo. Com o Plano de Alimentação, eu gastava em média U$15,00 por semana para complementar a alimentação, mas quem quer comer em casa gasta em média uns U$150,00, para comer bem. Para morar fora dos dormitórios o aluguel custa em média 300,00, mais luz, água, telefone, cabo, o que pode ser dividido.

-

Quanto ao material didático é necessário comprar os livros, pois na biblioteca não tem. A maioria dos alunos compra livros usados na internet, sendo que, em média, eles custam de U$50 a U$100. O custo total varia de acordo com o número de disciplinas e da disposição para procurar na internet.
Eu estou trabalhando no restaurante da Faculdade que dá Sodexho. Aqui só se pode trabalhar 20 horas/semana, sendo que se recebe U$5,00/hora durante o Spring, mas no summer pode-se trabalhar 40horas/semana.

-
Como Pittsburg é uma cidade pequena (20,000 habitantes) o custo de vida é baixo, mas tudo depende das escolhas que fazemos aqui.

-

Também gostaríamos de saber:

- Você teve dificuldades para acompanhar as aulas devido a problemas com o idioma?

- O que o/a levou a escolher esse país como destino?

- O que o/a levou a escolher essa Universidade?

- A opção de país e Universidade estão satisfazendo as suas expectativas? Por quê?

-

*Você também pode complementar o seu depoimento com outros comentários que julgue adequados (experiências pessoais, adaptação cultural, amizades, curiosidades, descobertas...).

No começo, apresentei dificuldades para entender o que o professor falava em alguns momentos, mas não chegaram a interferir no meu desempenho acadêmico. Os professores também foram bem atenciosos e solícitos comigo.
Eu escolhi vir para os Estados Unidos porque queria melhorar meu inglês e, em Pittsburg State University, estudante intercambista não paga mensalidade.

-

Eu estou completamente satisfeita com a minha escolha, a Faculdade é muito organizada e preparada para receber estudantes internacionais e por estar situada em uma cidade pequena, posso andar na rua tranquilamente, respiro ar puro, demoro 5 minutos para chegar na sala de aula.

-

Tem laboratório de informática em quase todos os prédios, o que possibilita o acesso fácil à internet, sendo que um deles fecha à meia-noite.
Fiz amizades com pessoas do mundo todo, Paraguai, Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Malásia, Finlândia, Arábia Saudita, Palestina, é fantástico ter essa oportunidade de conhecer pessoas de culturas completamente diferentes, mas que na essência todos são exatamente iguais.

-