2014 - Carolina Biasi - Comércio Exterior

Hola! 

 
Desde que decidi me inscrever para o programa de fluxo contínuo, Salamanca era uma das minhas primeiras opções. Mas aí veio o dilema, apenas 2 dos aprovados não pagariam as taxas acadêmicas, e sem essa "bolsa" eu não teria condições de me bancar na Europa pagando faculdade. Resolvi arriscar.


  Lembro-me de quando saiu a lista de aprovados, não me contive de tanta emoção. Meu sonho de estudar em uma universidade fora do país estava próximo, muito próximo.
Aí começou a correria atrás dos documentos, visto, passagem aérea, moradia.

 

 Posso dizer que tive muita sorte, conheci várias pessoas que também iriam estudar em Salamanca pela internet e me identifiquei muito com 3 delas, começamos a procurar casa e apesar do risco que sabíamos que estávamos correndo, alugamos um apartamento ainda no Brasil e graças a Deus deu tudo certo, chegamos na Espanha já com um cantinho pra chamar de lar. 
 

 Ao contrário de muitos Erasmus (que é como eles chamam os intercambistas aqui), quando cheguei no centro de Relações Internacionais da USAL, meus documentos já estavam todos certinhos (graças ao COI) e foi muito fácil me matricular e pegar a carteirinha de estudante.
 

Como no Brasil faço Comércio Exterior e aqui não tem esse curso, resolvi escolher algumas disciplinas de economia que tivessem haver com o tema, estou cursando "Economía Mundial", "Economía de la America Latina", "Desarrollo y Crecimiento" e "Princípios de Organización" e estou adorando.
 

Quanto ao custo de vida em Salamanca, você vive muito bem por aqui com menos de 500 euros por mês (só para se ter uma ideia estou pagando 200 euros de aluguel com água e luz inclusos + 10 euros de internet). Isso sem contar, é claro, com as viagens pela Europa, já que com as tarifas incríveis da Ryanair é quase impossível se controlar rs. 
 

Eu sou suspeita pra falar de Salamanca, a cidade é encantadora. Logo que cheguei fui conhecer a Plaza Mayor e já me apaixonei, é linda demais. O clima da cidade é bem universitário, tem muito barzinho, balada (a maioria de graça), todo dia tem alguma festa. É bem legal para fazer novas amizades e conhecer gente do mundo todo. O pessoal é muito acolhedor. 
 

Não tenho dúvidas de que fiz a escolha certa ao vir pra Salamanca, só vivendo tudo isso pra saber. Quem tiver a oportunidade de vir, venha! Não perca essa chance! Tenho certeza que vão ser os melhores meses da sua vida, assim como estão sendo os meus. 
 

Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser saber um pouquinho mais pode me mandar um email, cgbiasi@me.com