2017 - Mariana Gimenes Oliveira - Arquitetura e Urbanismo

 

A experiência do intercâmbio está sendo muito rica em termos acadêmicos e de desenvolvimento pessoal. O contato com outras culturas se faz presente no cotidiano, por estar morando em uma cidade irlandesa e também pela interação com estudantes de outros países.

 

Na Universidade, torna-se interessante analisar como os temas contemporâneos são abordados, por exemplo, a sustentabilidade. Essa temática é recorrente em todas as disciplinas que estou cursando. Outro aspecto importante está relacionado à como posso contribuir e participar das aulas, colocando a realidade brasileira.

 

O maior benefício do intercâmbio pode ser associado à troca de conhecimento e experiências pessoais. Outros aspectos são: o dia- dia em outra cultura, a oportunidade de treinar outro idioma e inclusive torna-se notável a evolução na fluência. Devido à proximidade entre os países na Europa, conhecer outros países durante o período de intercâmbio é viável.

 

Dessa forma, considero a oportunidade de mobilidade acadêmica de grande valor para a minha formação. Nestes últimos dois meses, acumulei excelentes experiências e acredito que será de grande importância para o desenvolvimento das minhas habilidades profissionais.