2017 - Ana Carolina Yumi Yamashita - Arquitetura e Urbanismo

Ao receber a notícia de que tinha passado na minha segunda escolha de Faculdade em Portugal, já comecei a me organizar para o intercâmbio. Porém, a demora do envio da carta de aceitação, me trouxe uma série de problemas, principalmente com o visto. Tive que ir ao começo das aulas no Mackenzie em Agosto devido à incerteza, mas quando a carta chegou, pude correr com a documentação e passagens.

 

As duas vagas para a Universidade Lusíada de Lisboa foram preenchidas por mim e outra aluna de arquitetura, a Erica. Acabamos nos conhecendo no processo, e decidimos ver alojamento juntas já que iríamos para a mesma faculdade em Lisboa, além de ser mais barato dividir quarto.

 

Chegando à Universidade, tive que remontar o plano de estudos, pois havia muitas matérias sobrepostas e que não correspondiam ao semestre que eu estava para cursar. Havia muitos estudantes Erasmus, e uma minoria portuguesa. Foram todos muito amigáveis, tanto os alunos quanto os funcionários da universidade. Em relação aos professores, dependendo da matéria, eram muito ríspidos. Como a carta e o visto demoraram, cheguei com um mês de atraso, perdendo entregas e aulas.

 

Morei em um bairro chamado Arroios em Lisboa. A localização era muito boa, porém longe da Universidade (40 min). Como o transporte é bem eficiente e chega a quase todos os lugares, não tive problemas com locomoção. Lisboa é uma das cidades europeias mais bonitas que visitei, com vários pontos turísticos lindos e obras arquitetônicas legais de se visitar. Há muitos bares, festas e eventos, pois também há muitos estudantes e turistas de toda a Europa. Foi uma experiência incrível estudar e morar em Portugal, principalmente em Lisboa.

 

Para qualquer dúvidas e esclarecimentos, meu e-mail de contato é anacyyamashita@gmail.com