Rebeca Siggelkow Costa - Administração

-

Amigos mackenzistas, começo meu depoimento com a frase “VALEU A PENA”!

-

Meu nome é Rebeca Costa, eu tenho 22 anos, estudo Administração e estive a estudar neste semestre na Universidade de Coimbra. Quando surgiu meu interesse pelo intercambio pesquisei nas universidades conveniadas com a Mackenzie uma boa opção para mim. Escolhi, por fim, Coimbra por diversos motivos: primeiramente a facilidade da língua, porque Coimbra é uma cidade de Portugal e pensei que seria mais fácil ir para um lugar que pelo menos a língua me fizesse “me sentir em casa”.

-

Também porque a Universidade de Coimbra é uma super tradicional universidade na Europa. Fundada em 1290, todos esses anos a tornaram uma instituição muito séria e renomada. Tudo isso me fez acreditar que não poderiam ter um curso ruim – e nisso estava certa. Outro motivo é que Coimbra não é uma cidade muito grande fazendo com que toda a cidade gire em torno da Universidade, por tanto, é uma cidade universitária, e este fato foi super relevante porque eu sabia que muitos outros estudantes estariam passando pela mesma situação que eu.

-

Ao receber a carta de aceitação da Universidade não se pode perder tempo e tem que correr logo atrás da obtenção do visto. No caso de Portugal, sei que o agendamento da entrevista é online, porém eu não pedi visto pois tenho cidadania Alemã podendo morar em qualquer cidade da União Europeia sem visto.

-

Ao chegar aqui o frio na barriga não me paralisou. Quem se dispõe a fazer um intercâmbio tem que ter coragem! E graças a Deus, Portugal é um país muito receptivo e o povo é bem-educado e simpático. Logo que cheguei me apresentei na faculdade – que tem um departamento direcionado para a recepção de alunos intercambistas – e já se conhece bastante gente nos primeiros dias. A UC é uma grande faculdade, porém a burocracia neste início é bem demorada e enrolada para os alunos de intercambio.

-

Por um lado, isso é bom porque nos dá flexibilidade para assistirmos algumas aulas e trocar de disciplinas quando não gostamos das que tínhamos escolhido anteriormente. Dica: claro que a oportunidade de estudar numa universidade no exterior é singular e um privilégio para nós, porém, se vocês forem escolher uma universidade na Europa façam suas grades de forma que a segunda-feira ou a sexta-feira fique livre para poderem viajar nos finais de semana – viagem dentro da Europa é super barato e nós aprendemos tanto quanto na sala de aula, ou mais! Das matérias que eu escolhi, todos os professores eram excelentes! Todos tinham bastante bagagem de experiências para compartilhar e assim, nos ensinar bem mais do que nos livros. A recepção na Universidade foi ótima! E a UC tem um programa que faz com que um aluno da universidade entre em contato com os alunos de intercambio que estão chegando, então, essa sensação de não chegar “sozinho” faz toda a diferença para se conhecer a cidade e a universidade.

-

Eu não optei por alojamento da faculdade porque já tinha contato de uma senhora em Coimbra que aluga quartos e vim direto morar na casa dela. Aliás, em Coimbra o que mais existe são essas casas em que só se mora estudante. Eu moro bem perto da Universidade de Direito, porém, o meu curso fica na Faculdade de Economia! Optei por morar nessa zona porque o aluguel de quartos é mais barato – variando entre 200 e 250 euros por mês – e o custo que eu tenho com ônibus para ir para a faculdade não ultrapassa 15 euros por mês. Mas, se eu escolhesse morar perto da faculdade de Economia que é uma zona mais nova e mais residencial da cidade eu pagaria uns 350 euros por mês de aluguel.

-

Portugal foi a escolha certa para mim. O custo de vida é bem menor do que outros países da Europa e as companhias de viagens Low Cost nos levam para onde quisermos passear! Além de ser um país extremamente bonito! Tive a oportunidade de viajar de carro e conheci muitas cidades de Portugal e é cada uma mais bonita que a outra! Sem contar que todos são muito receptivos e adoram os brasileiros por aqui.

-

Repito mais uma vez que valeu a pena! Viver fora, em qualquer outro país, nos traz um ensinamento de tudo! A cultura, o comportamento, os costumes, a fala... tudo nos ensina a abrir a cabeça e descobrir que o mundo pode nos dar muito mais do que esperamos! Só uma observação final: Ao sair a aprovação, entre em contato com os alunos da Mackenzie que vão para a mesma cidade que a sua! Estivemos bem unidos por aqui e nós ajudamos muito! Foi um prazer estar com essa turma aprovada do Mackenzie para Coimbra!

-

Me coloco a disposição se precisarem de mais informações. O meu e-mail é

-
rebeca_costa@hotmail.com

Beijos.