Imagem retrata um campo com árvores e um céu bem azul
Sustentabilidade

Dia da árvore e a preservação do meio ambiente

Unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie desenvolvem projetos que promovem a conscientização dos alunos

21.09.202109h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Dia da árvore e a preservação do meio ambiente

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro, no início da primavera, com o objetivo de  conscientizar a população a respeito da preservação do meio ambiente. A data é importante para as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) pois reforça a necessidade de uma mentalidade mais sustentável e a relevância da educação como base na formação do sujeito de forma integral, tendo como alicerce os princípios da palavra de Deus, que inclui o cuidado com a terra por Ele criada.

De acordo com a orientadora pedagógica da Educação Infantil do CPM São Paulo, Denise Brea Lopes, o Colégio trabalha a questão da preservação ambiental a partir do Sistema Mackenzie de Ensino (SME) por meio de vivências e combinados cotidianos.

“Desde o momento do lanche, em que os alunos são orientados diariamente a respeito da coleta seletiva, reciclagem do lixo e do não desperdício de alimentos, até projetos que incluem experiências e vivências que visam à percepção dos vegetais como seres vivos e importantes para a vida, tanto para a alimentação, quanto para a qualidade do ar e da saúde da alma”, acrescenta.

Segundo a orientadora pedagógica e educacional do 1º ano do CPM São Paulo, Ana Carolina Junqueira Moreira, o Colégio possui trabalhos que são desenvolvidos com os alunos para a consciência cidadã e preservação do meio ambiente, e a árvore é um símbolo que representa a natureza. Como exemplo, a mackenzista menciona projetos do CPM que são voltados para essa área, como o Lixo Zero (que trata de boas práticas no manejo de resíduos) e a observação e registro dos jardins da cidade.

“Os projetos contribuem na medida em que oferecem propostas de conscientização e formação de hábitos de vida, por meio de interações diárias com as plantas, atividades de jardinagem e horta na escola, por exemplo. E, a partir disso, os alunos passam a instruir seus familiares e amigos com o que aprenderam na escola”, finaliza Ana Carolina.