Instituto em Castro oferece curso técnico em Agropecuária

Conheça um pouco sobre a formação diferenciada do Mackenzie localizado no Paraná  

13.08.202112h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Instituto em Castro oferece curso técnico em Agropecuária

O Instituto Cristão de Castro (ICC), associado ao Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), é uma instituição que, além do ensino regular, com o Ensino Médio convencional, possui como diferencial o curso técnico em Agropecuária, oferecido àqueles jovens que desejam aprender técnicas, processos e necessidades da vida do campo.  

Localizado em Castro, no Paraná, a 159 km da capital Curitiba, o ICC oferece teoria e prática adequadas e modernas, que têm como objetivo a formação de profissionais qualificados e competentes para atuar no setor agropecuário, com o curso acontecendo de forma simultânea ao Ensino Médio. Os conhecimentos sobre agricultura, bovinocultura de corte e leite, suinocultura, caprinocultura, entre outros, são ministrados por profissionais experientes e pós-graduados. 

“O estudante que recebe essa formação deixa o Ensino Médio preparado para encarar os desafios profissionais do mercado do agronegócio, que é um dos mais fortes do país, responsável por 1/4 do PIB nacional, propulsor da economia brasileira e determinante para os rumos aqui na região”, aponta o diretor Pedagógico do ICC, Bruno Romano. 

As aulas do curso técnico são, geralmente, na parte da tarde, enquanto que, na parte da manhã, os alunos participam das aulas do Ensino Médio. Apesar da formação mais intensa, os estudantes têm acesso ao mesmo currículo do Novo Ensino Médio, de acordo com as matrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

“O aluno que cursa o Técnico em Agropecuária, além do conteúdo teórico do Ensino Médio, tem na vivência da fazenda uma imersão em um ambiente realista e autêntico para colocar em prática as coisas aprendidas teoricamente”, explica Romano ao indicar que os alunos do curso técnico possuem a possibilidade de maior vivência com o aprendizado em sala de aula. 

Os estudantes que optam pelo curso técnico realizam aulas em uma mini fazenda, mantida pelo Colégio como um laboratório para aprendizado prático, no qual os alunos podem encontrar todos os desafios, imprevisibilidades, limitações e recompensas da rotina da vida no campo. Dessa forma, os alunos podem aplicar conhecimentos e buscar inovações para o setor agropecuário.  

Além disso, o ICC sempre participa de feiras de exposição e prêmios, que buscam sempre a melhoria na produção agropecuária. “O estudante do Ensino Médio que faz o técnico em agropecuária agrega à sua formação uma compreensão mais concreta e palpável daquilo que se aprende em sala de aula”, afirma Romano.  

Mas não é só a parte prática que é valorizada. De acordo com o diretor Pedagógico, a parte teórica também é bastante trabalhada de forma ampla, não apenas com ensinos agrários, mas também conhecimentos de outras áreas, como tecnologia de ponta, engenharia, empreendedorismo e inovação digital.  

“O estudante formado neste curso, portanto, está à frente dos jovens que possuem apenas a formação do Ensino Médio, e pode, igualmente, já procurar se posicionar no mercado de trabalho, ou acessar um curso superior no qual ele entrará com uma bagagem maior, e mais maduro, que seus colegas”, finaliza Romano. 

Novo Currículo

Alinhada às orientações da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI) e da Superintendência de Educação Básica (SUPEB) do Instituto Presbiteriano Mackenzie, a direção do Colégio planeja oferecer em 2022, a depender da homologação da proposta pelo Núcleo Educacional de Ponta Grossa, uma matrícula única para o curso do Ensino Médio e Ensino Técnico, na modalidade integrada. A matriz curricular que regerá esse curso integrado foi amplamente revisada, com base nas diretrizes para o novo Ensino Médio, e teve origem em uma série de pesquisas realizadas com grandes nomes do mercado agropecuário local para levantamento do perfil profissional desejado pelo agro brasileiro.

“A nova matriz curricular do Instituto Cristão contará com ministração de aula em regime de codocência (professores do Médio e do Técnico juntos), componentes eletivos ofertados conforme as demandas locais e interesse dos alunos, novas abordagens para os componentes tradicionais, e muitas outras novidades. Os próximos meses reservam também para o IC a reabertura dos Internatos masculino e feminino, tornando o colégio capaz de receber alunos de outras regiões, estados e até países”, explica o diretor Bruno Romano.

Você estará confiante, graças à esperança que haverá; olhará ao redor e repousará em segurança.
Jó 11:18