Valorize a vida, você não está sozinho

Setembro Amarelo: conheça formas de se cuidar e serviços para seu bem-estar

Mês é de conscientização e valorização da vida

01.09.202109h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Setembro Amarelo: conheça formas de se cuidar e serviços para seu bem-estar

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio e muitas ações no período nos lembram da importância de cuidarmos da saúde mental. De acordo com o site oficial da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% desses casos estavam relacionados a transtornos mentais, como a depressão, em primeiro lugar na lista, seguida do transtorno bipolar e abuso de álcool e outras drogas.

“Durante o período pandêmico, todas as dificuldades se multiplicam. A covid-19 e o distanciamento social expõem as pessoas ao aumento do sofrimento psíquico diante das dificuldades colocadas por esse cenário, do distanciamento de espaços e relações que agiam como mecanismos de proteção e apoio”, destaca a responsável pelo Serviço-Escola de Psicologia e coordenadora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Flávia Blikstein.

Pensando na melhor maneira de contribuir para o bem-estar de seus alunos e colaboradores, o Mackenzie conta com serviços e profissionais para atenção à saúde mental dos mackenzistas, como o Programa de Atenção e Orientação aos Discentes (PROATO), as Capelanias Mackenzie, o Serviço Médico e o Serviço-Escola de Psicologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM. Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que oferece serviços de capelania e psicologia, e o Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, que também disponibiliza o serviço de capelania.

Para a professora Roseli Fernandes Lins Caldas, coordenadora do PROATO e docente do curso de Psicologia da UPM, é fundamental falar sobre o tema do suicídio, compreendendo como uma questão social e não apenas do indivíduo. “É preciso considerar fatores econômicos, sociais, culturais, dentre outros, de modo a evitar reducionismos, preconceitos e estigmas”, explica.

De acordo com ela, diante dos tempos difíceis que vivemos em função da pandemia, amplia-se a necessidade de analisar a complexidade desses múltiplos elementos. “Efeitos para a vida de modo geral e para a vida estudantil na Universidade. O distanciamento físico, mudanças, lutos e perdas, causadas pela pandemia, trouxeram impactos diversos, inclusive nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes”, adiciona.

O bem-estar da comunidade mackenzista

O PROATO oferece acolhimento, orientação e suporte psicopedagógico para alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, preocupado com sua experiência, para que tenham êxito no ingresso e permanência no mundo acadêmico.

Uma equipe comprometida com a inclusão busca analisar e construir estratégias que ajudem a superar obstáculos nos processos de ensino e aprendizagem, auxiliando os estudantes que apresentem alguma dificuldade no processo educacional ou tenham alguma deficiência. “Podemos ajudar na organização da grade de disciplinas a serem cursadas, orientação de estudos, acolhimento diante de situações específicas que ocorram durante sua vida universitária, dentre outros apoios”, destaca a coordenadora Roseli.

Em cada unidade universitária há um professor representante do PROATO, que faz a intermediação entre alunos e a equipe do Programa.

Já o coordenador do Serviço Médico do Mackenzie, Dr. Aldemir Natucci Rizzo, explica que o Mackenzie atende seus colaboradores com consultas e tratamento psicológico e psiquiátrico. “Durante o ano de 2020 e neste ano corrente, foram realizados encontros via internet sobre resiliência e saúde mental para debates sobre o assunto”, relata o médico. No caso dos Colégios, o Serviço Médico ainda conta com uma pediatra para atendimento aos alunos diariamente no ambulatório da unidade.

O Serviço-Escola atende à comunidade em geral, de todas as faixas etárias e sem a necessidade de encaminhamento prévio. As sessões são feitas por estudantes do último ano de Psicologia da UPM e são supervisionadas por psicólogos e professores, todos com inscrições ativas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. 

Flávia Blikstein explica que os trabalhos oferecidos pelo Serviço-Escola de Psicologia têm apresentado grande impacto na comunidade por sua qualidade e formação de profissionais de excelência. “Nem sempre estará ao nosso alcance modificar todos os pontos importantes para a nossa saúde mental, mas naqueles em que for possível, investir nessa construção é um começo”, reforça a psicóloga.

A melhor forma de cuidar da saúde mental

Flávia e Rizzo apontam que cuidados consigo mesmo são boas iniciativas para manter a saúde mental. As dicas envolvem: cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável; visitas regulares para exames de check-up com seu médico de confiança; praticar atividades culturais e de lazer; manter um clima amistoso e produtivo em seu trabalho; criar vínculos familiares, românticos e de amizade saudáveis.

“Ao compartilhar as experiências em espaços do cotidiano, estudantes e funcionários têm a oportunidade de explorar possibilidades de desenhos de rotina mais acolhedores e produtivos. Experiências como essas têm apresentado um interessante potencial para criar espaços de proteção à saúde mental”, afirma Flávia.

A psicóloga ainda alerta que uma maneira de identificar quando alguém está com a saúde mental abalada, é observando alterações em seu comportamento, como aumento de irritabilidade; tristeza; euforia; uso de bebidas alcoólicas ou outras drogas; comportamento agressivo; desvinculação de coisas ou pessoas importantes de maneira brusca; falas em tom de despedida; diminuição do sono e/ou da fome.

“Nesses casos, oferecer uma escuta sem julgamentos é um bom ponto de partida para auxiliar essa pessoa a compartilhar o que ela está passando. Uma pessoa com sofrimento emocional necessita de suporte profissional, e o apoio a esse acesso é uma maneira de ajudar”, finaliza a professora.

Lembre-se, você não está sozinho e pode fazer a diferença para as pessoas ao seu redor. Em caso de necessidade, em contato com a gente. Valorize a vida!

Serviços
Capelanias (SP) para toda a comunidade mackenzista:
capelania@mackenzie.br ou (11) 2114.8872 ou 2766.7073
Serviço Médico (SP) para professores e corpo técnico-administrativo: Prédio 40 do campus Higienópolis – (11) 2114-8394;
PROATO (SP) para alunos da UPM: Mezanino do Ed. João Calvino do campus Higienópolis – (11) 2766-7617
Serviço-Escola de Psicologia (SP): Rua Piauí, 181 - São Paulo (SP) - (11) 2114-8342 ou ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br;  
HUEM (PR): Setor de Psicologia - (41) 3240-5182 ou  3240-5112. Capelania - (41) 3240-5238.