Chancelaria

Campinas realiza Culto em Ações de Graças pelos 150 anos do Mackenzie

Tamboré e São Paulo são as próximas unidades a receberem a celebração

27.08.202115h30 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Campinas realiza Culto em Ações de Graças pelos 150 anos do Mackenzie

Como parte das celebrações do sesquicentenário do Mackenzie, o Conselho Deliberativo (CD) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) programou cultos em todas as unidades da Instituição. Na noite do dia 26 de agosto, o Culto em Ações de Graças a Deus pelos 150 anos do Mackenzie ocorreu no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, cidade do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O pregador da noite foi o antigo mackenzista, o reverendo Hernandes Dias Lopes.

Representando a prefeitura municipal da cidade de Campinas estavam Vandecleya Moro e Valdirene de Lima, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, foi o responsável pela abertura do culto. “Convidamos a todos a adorarem a Deus, aquele que há 150 anos iniciou essa Instituição e até hoje a tem sustentado”, falou.

O presidente do Conselho de Curadores do IPM, reverendo Juarez Marcondes Filho, fez o ato inicial do culto, enquanto o presidente do CD do IPM, reverendo Cid Pereira Caldas, leu o Salmo 103 na oração invocatória. A Contrição e Confissão foi feita por Alexandre Antunes, capelão do Mackenzie Campinas.

Milton Flávio Moura, presidente do IPM, foi convidado a subir ao púlpito e fazer uma oração. Ele relembrou a trajetória e as conquistas da Instituição, sempre relacionando-as a Deus. “O Senhor se mantém presente em nossos corações hoje, fazendo com que este legado seja levado à frente”, completou.

Para o chanceler Robinson Grangeiro, nesses anos de serviços prestados, o Mackenzie cumpre o propósito de seus fundadores, George Chamberlain e Mary Ann Chamberlain. “Temos mantido o objetivo e missão de educar e cuidar do ser humano feito à imagem de Deus para o exercício pleno da cidadania em ambiente da fé cristã reformada”, disse ele.

Grangeiro também falou das personalidades que fizeram parte do desenvolvimento do Mackenzie e marcaram não apenas a história da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), mas sim de toda a sociedade brasileira. E essa trajetória não foi feita apenas de nomes conhecidos. “É feita de anônimos, que não necessariamente serão destaque nos anais da história, mas certamente estão marcados naquela que o Senhor Deus escreveu e tem escrito”, afirmou.

O pregador do culto, reverendo Hernandes Dias Lopes, leu o texto bíblico de Atos dos Apóstolos, capítulo 17, a partir do versículo 16, O discurso de Paulo em Atenas. Ao final da sua pregação deixou uma mensagem a todos os mackenzistas, pedindo que eles permaneçam firmes e honrem sempre a Deus. “A nossa alegria é que os irmãos vão continuar fiéis aos princípios da instituição”, disse o pregador. 

Ao encerrar o culto, o reverendo Cid Caldas também mencionou o casal Chamberlain.  “Celebramos aqui um pequeno começo, quando em 1870 um casal tem a convicção, da parte de Deus, de que precisam investir nesse país no que tange à educação e abrem as portas da sua própria residência, na cidade de São Paulo, para educar crianças”, lembrou. Caldas ainda aproveitou para parafrasear o pregador da noite. “É importante dar ao homem o conhecimento e o Mackenzie crê nisso”, finalizou. 

Entre as autoridades presentes estavam: os membros do Conselho Deliberativo da IPM; membros da Diretoria Executiva do IPM; Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Anaor Donizetti Carneiro da Silva, diretor do CCT; pró-reitores e diretores da UPM; além de autoridades mackenzistas e da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).

Os próximos cultos acontecerão no dia 09 de setembro, às 19h, na cidade de Barueri, na Igreja Presbiteriana de Alphaville. O pregador será o reverendo Davi Charles Gomes. Em São Paulo,  a celebração acontece no dia 15 de outubro, às 19h, no Auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis do Mackenzie. O pregador será o reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB. 

Assista ao culto da noite do dia 26 de agosto na íntegra: 

<iframe allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/z0E0GqFW58c" title="YouTube video player" width="560"></iframe>