A foto foi tirada de cima e mostra uma pessoa fazendo uma prova.

10 dicas para arrasar nas provas de vestibular e ENEM

Professores das unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie deixam orientações aos vestibulandos 

01.10.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

10 dicas para arrasar nas provas de vestibular e ENEM

A chegada do aluno ao Ensino Médio traz diversos planejamentos para a vida acadêmica, como escolher o curso e faculdade dos sonhos. Para isso, é importante que os estudantes estejam preparados para os futuros vestibulares que escolherão prestar. 

Sabendo que esse é um momento importante para os discentes, conversamos com os professores Adriano Bareia, assessor pedagógico do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo; Diogo Mendes Batista, coordenador do 9º ano e Ensino Médio do CPM Brasília; Marta Alves Silveira, coordenadora do Ensino Médio do CPM Palmas; e Rita Maria Rafaini Lloret, coordenadora do Ensino Médio do CPM Tamboré, que listaram 10 dicas para você se preparar e arrasar nas provas. Confira e já coloque em prática: 

1. Refaça exercícios de provas passadas

Praticar exercícios de provas de até cinco anos anteriores é um caminho para o sucesso. A redação também é importante ser repassada, assim, você tem mais chance de refletir e escrever, antecipadamente, sobre algum tema semelhante ao que pode cair no seu vestibular. 

2. Converse com seus professores 

Busque sempre tirar dúvidas e conversar com seus professores. Pergunte a eles as expectativas de conteúdos que acreditam que podem cair nas provas e qual assunto você precisa repassar para fixar melhor.

3. Participe dos simulados 

Os simulados são fundamentais para que o aluno tenha uma prévia de como será a prova oficial. Com eles você saberá como administrar seu tempo e estará melhor preparado. Sempre que tiver a oportunidade, participe dos simulados.

4. Estude em um ambiente calmo

Para conseguir alcançar bons resultados nas provas, é importante manter a atenção. Para isso, procure um ambiente que estimule sua concentração, de preferência calmo e longe de distrações. 

5. Trabalhe seu psicológico 

Para obter excelentes resultados, é essencial manter a calma. Faça o vestibular exatamente como fez os simulados, sem pressa, estresse e ansiedade. 

6. Crie uma rotina 

Ter uma rotina é imprescindível. Prefira introduzir na sua elementos como uma boa alimentação, exercícios físicos, boas noites de sono e tempo para os estudos, revisando conceitos importantes. Tenha foco e disciplina. Os professores explicam que, dessa forma, seu corpo ficará melhor condicionado para o longo tempo das provas e você conseguirá se concentrar melhor para resolver as questões.

7. Não exagere no número de provas prestadas 

Prestar muitas provas com datas próximas pode resultar em esgotamento físico e mental. Dê prioridade para aquelas que você mais almeja.

8. Faça seu próprio cronograma de estudos

Nossos professores aconselham você a criar seu próprio cronograma de estudos, organizando melhor seu tempo e aprimorando seus conhecimentos. Com isso, os estudos farão parte de sua rotina.

9. Explore o MackEnem

Tire um tempo para usufruir da plataforma de exercícios MackEnem, projeto oferecido para os alunos de todas as unidades dos nossos colégios. Lá você poderá treinar com questões de provas anteriores e descobrir em quais áreas precisa de mais atenção.

10. Tire um tempo para você! Relaxe e descanse!

O descanso é essencial! Lazer e alimentação também são necessários. Os professores ressaltam que intercalar momentos de estudo e de lazer, junto a uma boa alimentação, promoverá maior rendimento e capacidade de apreensão dos conceitos estudados.