A foto, tirada de longe, mostra menino fazendo uma prova em uma sala de aula. Atrás podemos ver uma lousa.

Simulados preparam alunos para o vestibular

Com foco no bom desempenho dos adolescentes, as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) têm iniciativas voltadas para diferentes provas 

27.09.202110h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Simulados preparam alunos para o vestibular

O Ensino Médio é uma etapa cheia de decisões e descobertas. Além das atualizações no aprendizado, o percurso é um preparo contínuo para o início da vida profissional de cada um e o final se conclui em provas que podem definir em qual lugar o estudante estará nos próximos anos. É muita informação quando falamos para jovens de apenas 15 a 17 anos.

Levando em consideração esse momento importante, as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) preparam os adolescentes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os exames de vestibular durante todo o período escolar, por meio de simulados e de outras iniciativas, que visam ao bom desempenho dos adolescentes. 

De acordo com o coordenador do 9º ano e Ensino Médio do CPM Brasília, Diogo Mendes Batista, os simulados contribuem de forma significativa, pois parte do sucesso dos estudantes está ligado ao treino, ao foco e à construção de estratégias de resolução de questões das provas por conhecerem “as regras do jogo”. 

“Cada simulado tem suas características próprias. Treinar os tipos de questões, o tempo de prova, o controle emocional e exercitar as habilidades fará toda a diferença no sucesso do nosso aluno, além de oportunizar condições de redefinir as metas e estratégias para alcançar os resultados desejados em tempo hábil”, completa Batista. 

No Mackenzie, os simulados são planejados de acordo com o calendário letivo de cada unidade e podem ser específicos para diferentes provas, como a FUVEST, o vestibular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o ENEM, dentre outros.

Os simulados ENEM são feitos pela plataforma Evolucional, especializada no ramo. Nela, o aluno tem acesso ao próprio feedback e consegue enxergar em quais áreas do conhecimento seu desempenho está melhor e em quais ele precisa de mais atenção, além de revisitar questões, acompanhando suas resoluções por vídeo ou texto, o que, segundo o assessor pedagógico do CPM São Paulo, Adriano Bareia, possibilita uma melhora de desempenho nos próximos simulados.

“O simulado irá ajudá-lo a saber se o caminho que ele está percorrendo está correto, e quais ações são necessárias para ele ajustar em seu percurso”, afirma Bareia, já que o tempo em que o aluno tem para realizar a prova é muito diferente do que ele está acostumado durante o processo avaliativo regular em seu colégio e, como as provas costumam ser mais longas, exigem mais concentração e bom condicionamento físico e mental. “Enfrentar essa situação mais vezes trará confiança ao aluno, que se sentirá melhor preparado para seus desafios”, completa. 

A plataforma Evolucional oferece diagnósticos precisos para a escola e alunos, permitindo a intervenção estratégica e pedagógica, o que contribui para a melhora da performance no ENEM, como explica a coordenadora do Ensino Médio de Palmas, Marta Alves Silveira. Ela ainda defende que os resultados dos simulados levam a tomadas de decisões corretivas, ajudando a balizar o tempo e a tomar decisões assertivas. 

Já para a coordenadora do Ensino Médio de Tamboré, Rita Maria Rafaini Lloret, por se tratar de um treino que replica as condições reais da prova oficial, o simulado - além de contribuir para avaliar o desempenho escolar do estudante, pontos fortes, fracos e elementos que devem ser aprimorados - contribuirá também para minimizar o desgaste físico e emocional.

Conheça outras iniciativas: 

MackEnem

Oferecido em todas as unidades, o MackEnem foi pensado e construído por docentes mackenzistas para preparar os alunos para o momento do ENEM. São oferecidas aulas no modelo híbrido, com videoaulas de todas as áreas de conhecimento, atividades, fóruns e mentoria. 

PASsei 

Disponível na grade curricular da unidade de Brasília, o PASsei oferece os Aulões PAS/UnB e tem como objetivo preparar os estudantes para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) - processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB) realizado nos três anos de Ensino Médio.

MackVest

A atividade extracurricular do Colégio São Paulo prepara os alunos para os vestibulares das famosas universidades. Os alunos se inscrevem e participam de aulas semanais, com professores do colégio, realizam atividades preparatórias e tiram dúvidas sobre questões que já caíram nos grandes vestibulares.

Cursos e Grupos de Estudo

Fora do horário de aulas, os estudantes da unidade de Tamboré podem fazer parte do GENEM  - Grupo de Estudos para o ENEM e Vestibulares; do GEA CURSINHO - Grupo de Estudos aplicados para VestibularesINTENSIVO, curso preparatório e de grupos de orientação de estudos, voltados para motivação, gerenciamento e organização de tempo na hora de estudar.