Garota com um tablet fazendo atividade em sala de aula

Ensino e Tecnologia caminham juntos no processo de aprendizagem dos Colégios Mackenzie

Confira os benefícios que tecnologia traz para ensino

20.08.202114h12 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Ensino e Tecnologia caminham juntos no processo de aprendizagem dos Colégios Mackenzie

O ensino e a tecnologia caminham juntos na construção do conhecimento. A tecnologia aplicada à educação colabora para uma aprendizagem significativa, que se trata do método de ensino que faz o resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes, contextualiza o conteúdo ensinado e auxilia a criança e o adolescente a compreenderem e sistematizarem o conhecimento. O uso de recursos tecnológicos é um facilitador de algumas práticas de ensino-aprendizagem, muitas vezes tornando este processo mais dinâmico, palpável e eficiente.

As unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) fazem uso da tecnologia como recurso aliado à educação dos seus alunos. Com a pandemia de covid-19, os dispositivos móveis, como celulares, computadores e tablets foram primordiais para os estudantes conseguirem dar continuidade aos estudos neste período.

No CPM, os alunos, por meio das plataformas educacionais on-line, conseguem ter acesso a todo ambiente escolar e ficam atualizados sobre tarefas e atividades. Também podem falar diretamente com seus professores, têm acesso ao material didático e a outros recursos didático-pedagógicos, como jogos que desenvolvem habilidades matemáticas relacionadas aos objetos do conhecimento que estão sendo desenvolvidos nas aulas.

Os Colégios, cada vez mais, buscam inovar os recursos digitais, pois são ferramentas que possibilitam uma educação de qualidade e que serão mantidas, após o período pandêmico, para facilitar e auxiliar a realização de cursos feitos no CPM.

“A tecnologia auxiliou na aprendizagem dos alunos, desde o fato de transmitir as aulas ao vivo ou gravadas e até nos recursos digitais, relacionados aos jogos. Nas ferramentas facilitadoras na formação de grupos para o trabalho cooperativo, entre os alunos que estavam em casa e os que estavam presenciais, na escola, buscando não prejudicar nenhum dos estudantes", aponta a diretora do CPM São Paulo, Márcia Regis.

As ferramentas tecnológicas são ferramentas de ensino que podem promover a cooperação entre os pares, o maior interesse por aprender, a aprendizagem de forma lúdica, o aumento da criatividade, o desenvolvimento da autonomia, dentre outros benefícios.

“A tecnologia contribui de maneira ampla e holística, e oportuniza uma maior conexão com as metodologias criativas, as quais levam o aluno a colaborar, pensar, criar e testar por meio das experiências que os tornam futuros cidadãos atuantes na sociedade”, completa diretora do CPM Tamboré, Vera Mendes.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12.2)